Vinte e nome mil policiais militares atuarão na Operação Carnaval 2024 em toda a Bahia. Os agentes atuarão no monitoramento dos eventos em pelo menos 75 cidades baianas, incluindo festas que antecedem a folia momesca em Salvador – Festa de Iemanjá, Fuzuê, Furdunço e Pipoco. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (23).
De acordo com a Polícia Militar, os profissionais que irão atuar durante o Carnaval participaram de um curso de capacitação promovido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). O objetivo é incorporar metodologias de atendimento humanizado nas práticas dos agentes de segurança.
O comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, enfatiza a importância do planejamento estratégico para garantir um ambiente seguro durante o evento.
“O compromisso da PMBA é proporcionar um Carnaval tranquilo, e o efetivo reforçado contribuirá para a segurança e ordem pública, atendendo às necessidades específicas de um evento de grande porte como o Carnaval”, diz.
Investigação descaracterizada
Para o período carnavalesco, a Polícia Civil também irá incrementar a ação de presença de equipes veladas e policiais disfarçados como foliões. Iniciada em 2023, a estratégia contará com mais de 200 agentes nas ruas a cada dia de festa. Cerca de 3,5 mil profissionais da PC atuarão durante a festa nas cidades baianas.
As equipes descaracterizadas estarão em campo, monitorando os circuitos e contando com observadores em catorze postos estratégicos. Durante as abordagens, os policiais civis terão identificação clara para evitar situações de dúvida, baseando-se no trabalho dos observadores. Além disso, um sistema de troca de mensagens está programado para receber informações em tempo real sobre o que está ocorrendo nos circuitos, permitindo o deslocamento rápido das equipes para prisão e condução de indivíduos envolvidos em delitos durante o evento, revela a Polícia Civil.
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias