Outubro Rosa tem início com palestra sobre o câncer de mama e anúncio de mutirão em Ipiaú


Uma palestra proferida pelo médico mastologista Fábio Silva, na Unidade de Saúde Alípio Correia, marcou a primeira ação que a Secretaria de Saúde de Ipiaú realizou em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama. O evento alertou sobre a importância do diagnóstico precoce dos cânceres ginecológicos: de mama e de colo do útero, assim como do autoexame e dos cuidados com a saúde.

A abertura da campanha, ocorrida na última sexta-feira(01), ainda contou com a oferta de massagem, ventosaterapia, testes rápidos para hepatites virais, sorteio de brindes , dança aeróbica e distribuição de lembranças.

Na oportunidade a Secretária de Saúde, Laryssa Dias, anunciou que no período de 15 de novembro a 30 de dezembro, acontecerá na Praça Rui Barbosa um mutirão de mamografias de rastreamento que atenderá 2.100 mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos.

COM A COR DA CAMPANHA
Ao longo do mês de outubro, período de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, as unidades de saúde irão promover diversas ações. Na programação estão inseridas palestras, rodas de conversa e outras atividades. Todas as noites as fachadas dos prédios da Prefeitura Municipal de Ipiaú e Secretaria de Saúde estarão iluminadas de rosa, cor da campanha.

A iluminação cor de rosa é traduzida como uma maneira significativa de chamar atenção de todas as mulheres para a causa. Os servidores da saúde estão usando lacinhos e blusas cor de rosa em apoio à causa que vem recebendo total apoio da prefeita Maria das Graças.

“Às mulheres eu peço que se toquem e a qualquer sinal estranho, distinto, procure a atenção básica, além disso consulte regularmente o ginecologista. O diagnóstico precoce salva vidas ” disse a prefeita.

PORTA DE ENTRADA
A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Ipiaú, Michelle Calheira, lembra que a luta contra o câncer de mama é intensificada todos anos com a campanha Outubro Rosa, que já acontece desde o início da década de 90, e é marcada por ações afirmativas relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença.

Ela destaca que no Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Básica é a porta de entrada para acolher pacientes com sinais e sintomas da doença, além de ser o principal canal para realizar as ações de diagnóstico precoce. Nesse sentido, todas as unidades de saúde do município estão realizando ações para garantir o acesso ao serviço para as mulheres da sua área de abrangência.
José Américo Castro.
Prefeitura de Ipiaú/Dircom


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh