O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estimou nesta sexta-feira (17) que o Brasil deverá alcançar uma carga de energia de 81,438 gigawatts (GW) em novembro, segundo dados disponibilizados no site. Isso representa um recorde histórico.
Devido à influência da onda de calor que afeta grande parte do país, a projeção do indicador aponta um aumento de 13,3% em comparação com novembro do ano anterior, superando os 11% estimados na semana anterior.
Nesta semana, a carga de energia no Brasil bateu recordes alcançando pico de 101,475 GW na terça-feira (14), impulsionada pelas altas temperaturas que superaram os 40º em algumas partes do país, como consequência houve um aumento no uso de equipamentos de refrigeração.
O efeito do clima é sentido especialmente no mercado regulado de energia, que compreende residências e pequenas empresas e comércios. O segmento responde por cerca de 65% da carga total do país. Para 2023, a expectativa é que a carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresça 3,5%, a 74,69 GW, em relação ao ano passado, segundo a previsão mais recente elaborada em conjunto por ONS, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e Empresa de Pesquisa Energética.
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias