Em uma roda de conversa com amigos, caminhando pelo centro da cidade, fazendo compras em lojas, os assuntos que mais aparecem em Ipiaú são: 1- A crise; 2 -O desemprego; 3- A violência. Chego a pensar que as tradicionais rixas políticas que tanto fazem parte do cotidiano ipiauense ( ao lado do futebol ) já estejam aos poucos sendo colocadas em segundo plano, tal é a quantidade de gente desempregada, assustada pela criminalidade ou com receio de ter de fechar o seu estabelecimento comercial.
Não é surpresa esse quadro, uma vez que todos no íntimo sabiam que iria acontecer, inclusive registramos aqui no IPIAÚ ON LINE em diversas oportunidades a evolução do problema desde o fim do ciclo da Mirabela, que jogou Ipiaú numa onda de frustração crescente.
O governo de Maria das Graças chegou com ares de renovação e a implantação do SAC deverá trazer uma melhora na atração da clientela, embora saibamos que isso ainda é muito pouco e que o governo municipal sozinho não fará a economia melhorar num passe de mágica. Como em outros artigos de opinião, voltamos a lembrar da necessidade de formação de uma comissão para discutir a crise em uma série de reuniões a fim de encontrar saídas. Para vencer, é preciso trabalho. Lamentos não pagam dívidas e isolada nossa força é muito menor.
A fim de evitar um agravamento, entidades, clubes de serviço e Prefeitura devem falar a mesma língua e ter um objetivo comum. Acreditamos que esse objetivo deva ser a geração de empregos, que traria mais vendas, mais ocupação para os jovens evitando que estes decaiam para o mundo do crime, mais progresso gerando bem estar.
Para criar empregos precisamos captar novos investimentos, lutar para que esses novos recursos aportem por aqui. O período de campanha política que se aproxima nos seria útil uma vez que costuma deixar os deputados e governo estadual mais sensíveis a reivindicações.
Atenção CDL, Assupi, Prefeitura, Rotary, Câmara, Maçonaria, Ceplac, Território Médio… a hora é essa.
Celso Rommel / Ipiaú on Line
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias