Obra de duplicação da Ilhéus- Itabuna começa nos próximos dias, afirma Rui

Além da obra do semianel, Rui Costa também anunciou o início, para os próximos dias, da duplicação de trecho de quase 18 quilômetros da BR-415, entre Ilhéus e Itabuna. “Eu venho aqui para acompanhar o trabalho das primeiras máquinas nessa outra obra tão sonhada, tão desejada tanto por Ilhéus e Itabuna como por todos os municípios que utilizam essa passagem”, disse ele.

Ainda na inauguração da unidade de saúde no Parque Boa Vista, acompanhado de deputados e de prefeitos, Rui entregou ambulâncias para oito municípios. Foram contemplados Itabuna, Ilhéus, Belmonte, Buerarema, Itapebi, Uruçuca, Nova Viçosa e Itapé. A Unidade de Saúde no Parque Boa Vista presta homenagem ao advogado e ex-provedor da Santa Casa de Itabuna Renan Moreira.

O governador destacou a importância dos postos de saúde como parte preventiva. “Com essa inauguração, Itabuna chega a 44 postos. A melhor política pública de saúde é preventiva, porque quando se descobre uma doença cedo fica muito mais fácil da gente resolver, com um custo muito menor para a pessoa e para a sociedade”. Nesta semana, a Justiça determinou que o prefeito Fernando Gomes regularize o atendimento na rede básica. Investigação do Ministério Público Estadual detectou várias irregularidades na rede básica do município (relembre aqui a decisão do juiz Ulisses Maynard Salgado).

POLICLÍNICA EM ITABUNA

O governador disse que volta a Itabuna em setembro para inaugurar uma policlínica regional, com investimento de R$ 22 milhões. “Hoje nós temos nove policlínicas em funcionamento. Semana que vem nós vamos inaugurar mais duas, em Juazeiro e em Vitória da Conquista. Nós queremos que essas policlínicas façam todos os exames que as pessoas precisam. Hoje os municípios pagam um preço alto por exames como endo0copia e colonoscopia, e nessas policlínicas os preços saem a baixo custo, para que possamos zerar as filas de espera”.

MATERNIDADE EM ILHÉUS

Rui disse que a região vai receber também uma maternidade de alta complexidade, em Ilhéus. “Estamos transformando o antigo hospital Luiz Viana em uma unidade de maternidade de alta complexidade para servir de referência para toda a região, com leito de UTI pediátrica. Estamos completando todo o cenário de oferta de serviços públicos de baixa, média e alta complexidade, seja para criança, para adulto, seja para idoso”.

Pimenta