Universidade do Restaurante disponibiliza cursos 100% online e gratuitos das principais áreas operacionais e administrativas de um restaurante, desde o marketing, financeiro, até processos jurídicos e legislação vigente.
1 em cada 2 brasileiros querem empreender, sendo metade deles na área de alimentos e bebidas. Nesse cenário de alta competitividade, saber os fundamentos do negócio é uma das diferenças para garantir sua sobrevivência a longo prazo.
Para apoiar esses novos operadores a obterem sucesso nessa jornada, a Unilever PRO – marca de produtos profissionais de limpeza – e Unilever Food Solutions, montaram um curso completo das principais áreas que todo profissional precisa conhecer antes da abertura do seu negócio. Por exemplo, quais são os direitos do
consumidor? Como construir sua estratégia nas mídias sociais e como montar um plano de negócio lucrativo?
Com apresentação da Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o curso foi dividido em 3 módulos que podem ser acessados instantaneamente após inscrição na plataforma. Os usuários podem verificar seu avanço no curso e tirar certificados ao final de cada módulo.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ABRIR UM RESTAURANTE?
“Para abrir um bar ou restaurante, é necessário saber mais do que cozinhar”, explica Marco Amatti, CEO da Mapa Assessoria e ex-diretor executivo da Abrasel. “Para que a sua ideia seja lucrativa e dê certo, não deixe de montar um planejamento estratégico. Pode ser trabalhoso, é verdade, mas tenha em mente que essa é a chave para o desenvolvimento e o sucesso do seu negócio”.
Se você não sabe como começar um planejamento estratégico, o módulo de finanças explora justamente as questões mais técnicas que todo operador de restaurante precisa se perguntar antes da abertura, como, por exemplo, “qual o valor mínimo necessário para garantir o funcionamento do estabelecimento?”. Também conhecido como capital de giro, o curso explica como calculá-lo, o que incluir em um relatório financeiro, qual o ponto de equilíbrio do seu negócio, dicas de recrutamento, e quais as normas tributárias em operações de Food Service no Brasil.
O CLIENTE SEMPRE ESTÁ CERTO? SITUAÇÕES JURÍDICAS E COMO RESOLVÊ LAS
O que fazer se começar uma briga em seu estabelecimento? E se houver um assalto ou um acidente? Dr. Percival Maricato, advogado e consultor jurídico da ESBRE, é o responsável pelo módulo “Direitos do Consumidor” do curso, no qual vai apresentar situações comuns ou problemáticas no dia a dia de um restaurante, como lidar com elas e evitar prejuízos financeiros e de reputação para o restaurante.
Em relação aos direitos e deveres de quem empreende no setor de bares e restaurantes, o módulo também abordará assuntos como locação, direitos autorais, licença sanitária e navegação segura – ou seja, como se destacar das outras opções no mercado.
COMO SE MANTER RELEVANTE ONLINE?
Sabia que de cada 10 acessos na internet, 9 se iniciam por um buscador, como o Google? Esses é um dos dados apresentados por Fabio de Francisco, especialista de marketing da ESBRE, Escola de Bares e Restaurantes, ao explicar o cenário atual da publicidade e divulgação para restaurantes.
A comunicação nas redes sociais e na internet são um dos pilares fundamentais na visibilidade de um restaurante, mas o que fazer para atingir as expectativas do consumidor no ambiente online? Afinal, não basta estar presente em todas as redes sociais possíveis, são necessárias estratégias específicas para cada público.
Todo esse conteúdo, e mais, está disponível gratuitamente na plataforma Universidade do Restaurante. Inscritos ganham acesso instantâneo a dezenas de cursos ministrados por profissionais ligados aos principais nomes no mercado de alimentação fora do lar, como o SENAI, SENAC, Unilever Food Solutions (UFS) e outros profissionais renomados. Além do curso sobre finanças, marketing e jurídico, operadores e profissionais de gastronomia podem aprender sobre as principais tendências do mercado, gestão, vigilância sanitária, ideias de cardápios e muito mais.
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias