Morre aos 94 anos George Bush, último presidente dos EUA na Guerra Fria

George Herbert Walker Bush morreu nesta sexta-feira (30), aos 94 anos. Ele havia sido hospitalizado por pressão baixa e fadiga em maio, uma semana depois de chegar ao Maine para passar o verão. Bush foi o 41º presidente dos Estados Unidos entre 1989 e 1993. Sua morte foi confirmada às 22h10, e anunciada em uma declaração emitida pelo antigo porta-voz Jim McGrath.

George H.W. Bush, pai do 43º presidente dos EUA, foi uma força constante no cenário internacional por décadas, desde seu período como enviado a Pequim até seus oito anos como vice-presidente e seu único mandato como presidente entre 1989 e 1993.

‘Bush pai’ presidiu o fim da Guerra Fria e derrotou o exército iraquiano de Saddam Hussein, mas perdeu a chance de um segundo mandato depois de quebrar uma promessa de impostos. O último veterano da Segunda Guerra Mundial a servir como presidente, ele era um funcionário público consumado e um estadista que ajudou a guiar a nação e o mundo de uma guerra fria de quatro décadas que carregava a ameaça de aniquilação nuclear. Sua morte, aos 94 anos em 30 de novembro, também marcou o fim de uma era.

Bahia Noticias