Morre aos 77 anos, Zé Carlos Jaraquá, empresário e artesão-serralheiro


Morreu na madrugada desta segunda feira (21), o empresário, apicultor, serralheiro e artesão, José Carlos Silva Martins, pioneiro em artefatos de ferro na região.

Ele estava internado no Hospital Regional Prado Valadares, onde veio a falecer de infecção generalizada proveniente de câncer no pulmão com metástase no Cólon.

Zé Carlos Jaraguá, como era conhecido era filho do poeta e diretor regional da firma de compras de Cacau Corrêa Ribeiro, Hermes Martins; Irmão do artista plástico Lula Martins.

Era, também ele, inteligente e criativo artista, manifestando o seu talento nos materiais produzidos com ferro e aço. Por muito tempo Zé Carlos atuou em Ipiaú, atendendo toda a região com a empresa que acabou lhe emprestando o nome: Jaraguá.

Dedicado as abelhas, com quem tinha uma relação harmônica, depois da sua aposentadoria, Zé Carlos encerrou suas atividades, transferiu-se para a península de Maraú, onde montou toda a estrutura de oficina e, trabalhando diariamente na arte que escolheu, gozava sua aposentadoria entre o trabalho criativo e prazeroso e a praia de Algodões.

Deixa cinco filhos e seu sepultamento aconteceu às 14 horas deste 21 de janeiro no Cemitério de São João Batista, em Jequié.

Wilson Midlej