Meteoro explode no céu em Minas Gerais; veja o vídeo

Um meteoro explodiu no céu da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaiba e chamou a atenção de moradores na noite desta sexta-feira (15/1).

Apesar do clarão e do som da explosão terem assustado a população de várias cidade, não houve ocorrência registrada pelo Corpo de Bombeiros sobre danos por um possível queda no solo.

A explosão aconteceu por volta das 21h da noite dessa sexta e foi sentida com mais intensidade em cidades Perdizes, Santa Juliana, Pedrinópolis, Patos de Minas, Iraí de Minas. A reportagem entrou em contato com moradores dessas cidades, sendo que em Perdizes há relatos de um barulho tão forte, que parecia ter havido colisão na própria cidade.

Segundo informações da Bramon – Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, ainda não há registros de que algum pedaço tenha tocado o chão. “Em resumo, chamamos de meteoro por não haver fragmentos encontrados. Se tivesse essa queda (confirmada), chamaríamos de meteorito,” disse o responsável pelo observatório IDS em Patos de Minas, Ivan Soares.

O especialista, que faz parte da rede Bramon, ainda explicou que, com os primeiros levantamentos, o meteoro pode ter explodido a mais de 20 quilômetros do solo e que se houver fragmentos, ele pode ter caído em uma extensa área entre as cidades de Patrocínio, Araxá e Uberlândia.

“Ele começou a queimar muito alto. Se houver fragmento, ele ainda viajou, por alguns segundos, uma distância de aproximadamente 100 quilômetros daquele ponto da explosão”, explicou.

Casos de meteoros que invadem a atmosfera são comuns, segundo, Soares, mas esta explosão da noite de sexta é considerada incomum pela intensidade do brilho e do som.

Estado de Minas