Prefeita Maria das Graças publicou mensagem ressaltando a importância da mulher
Neste domingo, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A comemoração resulta de uma serie de lutas por melhores condições de trabalho que tiveram início na segunda metade do século XIX, nos Estados Unidos e na Europa, e prosseguem nos tempos atuais.
No Brasil, assim como em Ipiaú, a mulher vem conquistando espaços em todos os setores, marcando posição nos campos sociais, políticos e econômicos, garantindo seu empoderamento em funções que tradicionalmente eram exercidas pelos homens. Nos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, deste município, elas predominam. Constituem a maioria na população e do eleitorado, ocupam os cargos mais importantes e crescem a cada dia.
De acordo com o censo de 2010 a população feminina de Ipiaú supera a masculina em 728 indivíduos. Na época foram registradas 22.559 mulheres para 21.831 homens. É provável que no próximo censo a quantidade de mulheres esteja bem maior. No eleitorado local o gênero feminino corresponde a 54,50%, enquanto o masculino é de 45,50%, ou seja, são 15.446 mulheres para 12.894 homens. Este contingente foi determinante para a eleição da prefeita Maria das Graças.
Ao formar o seu secretariado a prefeita garantiu o maior espaço para as mulheres. Das nove pastas, seis são ocupadas por elas. O elenco se encontra assim constituído: Vanda Pinheiro de Andrade- Secretaria de Governo; Larissa Dias – Saúde; Nena Costa- Assistência Social; Maria José Moreira (Zezé) – Finanças e Isabelle Araújo – Procuradoria Jurídica. No segundo escalão a presença feminina também é marcante.
NA CÂMARA
Ao contrário da Prefeitura e da própria sociedade ipiaúense, as mulheres são minoria na Câmara Municipal. Na atual legislatura o gênero é representado pelas vereadoras Andréia Novaes. . A primeira mulher eleita para o Poder Legislativo ipiaúense foi a comerciária Elizabeth Orrico.
Concorrendo pelo MDB, na eleição de 1972, ela obteve 221 votos e exerceu o mandato no período de 1973/77. Depois de Elizabeth outras 10 mulheres exerceram mandato no Poder Legislativo Municipal, sendo que uma delas,Terezinha Nascimento, mãe do vereador Claudio Nascimento,ocupou o cargo de presidente da casa.
O direito de votar e concorrer a cargos nos poderes Executivos e Legislativos foi conquistado pelas mulheres com muita luta. A primeira prefeita eleita no Brasil e na América do Sul foi Luiza Alzira Soriano Teixeira. Isso aconteceu no pleito de 1928, no município de Lages, Rio Grande do Norte.Concorrendo com um homem,Dejanira, com a idade de 32 anos, obteve 60% dos votos. Na Bahia a pioneira foi Dejanira Resende de Souza que no ano de 1958 foi empossada prefeita no município de Belmonte.
NO PODER JUDICIÁRIO
Atualmente, na Comarca de Ipiaú, duas mulheres exercem a magistratura e outras duas marcam presença no Ministério Publico. A juíza Maiana Ferreira Spina , é titular da Vara Civil , enquanto na Vara Crime, a titularidade está sendo ocupada pela juíza Leandra Leal Lopes. As Promotoras de Justiça, Rafaella Silva Carvalho e Alicia Violeta Botelho Sgadari, são respectivamente titulares da 1ª e 4ª Promotoria de Justiça.As mulheres também são maioria no Subseção Ipiaú da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB). Esta subsecção é presidida pela advogada Maria da Gloria Alves.
Em sua pagina no facebook a prefeita Maria das Graças deixou a seguinte mensagem:
“Ser mulher é fazer parte de uma história de luta e de conquistas. Ela é símbolo de força e perseverança. O poder da mulher está no seu caráter, no seu coração e na sua alma de guerreira.
Todos os dias recebo mães no meu gabinete que com muita luta conseguem sustentar a família sozinhas e não desistem. Desejo no dia de hoje, muita luz e amor para todas as mulheres!
Maria das Graças
Prefeita de Ipiaú
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias