Mais de 30 milhões de doses da Janssen estão sem uso em um galpão do governo

Foto: Breno Esaki / Agência Saúde DF

Um informe técnico do Ministério da Saúde, publicado na quarta-feira (26), revelou que dos 41 milhões de doses da Janssen que chegaram ao Brasil, apenas 9,2 milhões de doses foram destinadas aos estados e municípios. As informações são do G1. De acordo com a publicação, as doses estão guardadas em um galpão do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo. Em nota, o Ministério da Saúde informou que alguns estados solicitaram a suspensão do envio dos imunizantes devido à saturação dos freezers e geladeiras usados para armazenar a vacina. O ministério não disse que estados são esses.

A pasta ainda confirmou que 31,7 milhões doses estão armazenadas no centro de distribuição e diz que elas poderão ser prontamente distribuídas quando solicitadas.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), afirma que no fim do ano passado, estados e municípios pediram ao ministério que o envio de doses passasse a ser feito a partir de uma avaliação semanal da demanda de cada estado. O Conass afirma não conhecer qualquer solicitação dos estados pela distribuição de determinado fabricante em detrimento a outro.