O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta sexta-feira (2), durante um evento na Universidade Federal do ABC de São Bernardo do Campo (SP), que os valores repassados para benefícios sociais não são despesas, mas investimentos.
O petista defendeu os fundos dedicados à manutenção da educação e saúde e atacou o patamar atual da taxa básica de juros, a Selic, ao dizer que “gasto hoje é pagar 13,75% de juros para o sistema financeiro”.
“Se a educação é a base de tudo, tomei a decisão de que, no nosso governo, quando se fala em fazer universidade, creche, escola, a gente não pode mais utilizar a palavra gasto. É uma inversão que a gente precisa fazer.
Para a elite dominante deste país, tudo o que é benefício, é gasto. Tudo. A saúde é gasto. Mas a saúde é um baita de um investimento. Porque todo mundo sabe quanto custa uma pessoa doente para os cofres do Estado”, argumentou.
Sobre a critica à Selic, Lula foi ovacionado e teve suas falas interrompidas por palavras de ordem como “Fora Campos Neto”, em referência ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias