Lojistas esperam aumento de até 40% de vendas no Dia das Mães

Com o Dia das Mães se aproximando (8 de maio), a expectativa do varejo é alta, apesar do cenário econômico de inflação. Embora as entidades do comércio ainda não tenham previsão de vendas, lojistas esperam aumento de até 40% em relação ao ano passado. Nos dois últimos anos, o comércio foi diretamente afetado pela pandemia de Covid-19, principalmente o segmento presencial.

O consultor econômico da Federação do Comércio (Fecomércio-BA), Guilherme Dietze, explica que “o consumidor está sentindo a inflação alta, então é normal que este ano o varejo tenha um ritmo menor de vendas”.

Mas o peso da data segue forte: “Maio é um mês que só perde para novembro e dezembro, por conta de fatores como a Black Friday, 13º salário e o Natal. Então o Dia das Mães é a data mais importante do primeiro semestre para o comércio”.

“E junto com o Natal, o Dia das Mães é a data que envolve mais setores da economia. É diferente do Dia das Crianças ou Dia dos Pais, por exemplo, que estamos falando de segmentos específicos. No Dia das Mães falamos de vestuário, supermercado, farmácia, perfumaria, eletrodomésticos, eletrônicos, entre outros. Então é um movimento muito significativo para o comércio”, contextualiza Guilherme.

Para o consultor da Fecomércio-BA, além de oportunidades de vendas pontuais, datas comemorativas são também ótimos momentos para fidelizar os clientes. “É importante que ele conheça melhor o lugar e tenha a loja como referência na hora das compras. Criar cupons que gerem descontos em produtos no mês seguinte, ou então oferecer opções que aliviam o bolso, como compras parceladas sem juros, são atitudes que podem estimular o consumidor a voltar”, ressalta.

Com foco em acessórios de prata, Maria Eduarda Lins abriu em junho de 2020 a loja Vem de Prata, principalmente para sanar o que ela mesma sentia falta nas lojas do setor. Esse será apenas o segundo Dia das Mães da empresa, mas Maria Eduarda conta que já é perceptível o aumento de procura e vendas em datas como essas.

“Normalmente no Dia dos Namorados, Dia da Mulher e Dia das Mães, as vendas realmente crescem. Pelo menos uma semana antes eu sempre procuro fazer uma movimentação no Instagram com o tema, o que surte bastante efeito. Faço tudo sozinha, normalmente faço muita pesquisa no próprio Instagram e vou indo no feeling mesmo, sentindo o que as pessoas estão procurando”, comenta.

“Eu coloco muito do meu gosto e acho que a loja precisa mesmo ter a minha cara, já que sou eu ali. Também sempre faço muita promoção e queima de estoque, então isso atrai bastante as pessoas. E agora, já entrando em maio, é também o momento de dar uma abastecida nos produtos que saem mais”, destaca Maria Eduarda.

Com 23 anos, a empreendedora diz que seu “maior público acaba sendo as pessoas mais jovens. Mas direto aparece alguém que me conta que a mãe gostou da peça e que queria ver algo para ela, e acaba a própria mãe vindo falar comigo. Então existem pessoas dessa faixa-etária que compram também aqui e isso é uma coisa legal, assim a loja vai se consolidando”.

Estratégias de vendas

Nesse aquecimento para o Dia das Mães, investir em campanhas conjuntas e estratégias de marca pode ser uma boa saída, e é esse o caso do Shopping Bela Vista, que quer aproveitar bem o retorno das pessoas aos espaços físicos de compra. De acordo com o gerente de marketing Ticiano Cortizo, o esperado para o período do Dia das Mães é que as vendas superem em 15% as vendas do ano passado e o fluxo de pessoas no shopping supere em 20%.

A campanha Dia das Mães Inspirado no seu Amor, em parceria com a loja Comparatto, visa impulsionar a data. A cada R$ 200 em notas fiscais de lojas do Shopping Bela Vista, mais R$ 10, é possível adquirir um conjunto de brincos e colar em semijoia. A ação está valendo para compras feitas entre 15 de abril e 15 de maio.

Ticiano explica a importância de estratégias de vendas amplas como essa, que vão além de ações específicas de cada loja: “Promoções assim servem para posicionar nosso shopping. Agora, as promoções individuais de cada loja tendem a somar esforços com o shopping, fortalecendo a marca e trazendo benefícios para todos os envolvidos”.

E como maio é o mês mais importante do primeiro semestre para o comércio, o objetivo é investir em boas estratégias. “O Dia das Mães a cada ano tem se tornado uma data mais importante, já é o segundo Natal para o varejo. Então, além de ações para beneficiar o cliente final, a gente também quer fortalecer a parceria entre os lojistas do próprio shopping”, argumenta Ticiano.

Olhar para essa data com foco em impulsionar as vendas é o que a Studio Z, loja de calçados e acessórios, está fazendo. O gerente Rodrigo Lima Cruz conta que “a projeção para a praça de Salvador é evoluir sobre o ano passado 40%. A gente se preparou muito, tanto em quantidade de produtos, quanto em preços”.

Para Rodrigo, conhecer o diferencial da empresa e investir em uma boa comunicação a partir disso é a chave para bons resultados: “Temos um trabalho de comunicação muito forte, com parcerias com rádios e com as redes sociais dos shoppings em que somos localizados, onde fazemos a divulgação desses eventos sazonais. E também visualmente na vitrine e dentro da loja, muito pensado em mostrar os preços e os descontos com nosso cartão”, explica.

As formas de venda online também se intensificam com o Dia das Mães. “Nossos clientes de base recebem SMS informando sobre produtos e nós também vendemos pelo Whatsapp. Muitas vezes tem a mãe que é idosa e não consegue ir até a loja física, então temos essa comodidade pro cliente. Além disso, em compras por Whatsapp que entregamos em casa, temos 10% de desconto”.

E ir comprar um presente pode ser um gancho para outras vendas: “Quando o cliente vai comprar algo, ele também tem chance de não comprar só para mãe, mas para a avó, para a sogra, para ele mesmo, e com isso ele acaba levando um número maior de peças. Nós contamos com isso esse ano também e por isso essa data é boa”, destaca Rodrigo.

A Tarde

 


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