Lacalle Pou, representante da direita, é eleito novo presidente do Uruguai

O representante da direita e senador do Partido Nacional, Luis Lacalle Pou, será o próximo presidente do Uruguai. Os números foram apresentados pela contagem secundária feita pela Corte Eleitoral do país, indicando sua vitória no segundo turno realizado no domingo (24).

Com a vitória de Lacalle Pou, a coalizão Frente Ampla, formada pelo ex-presidente José “Pepe” Mujica e pelo atual presidente Tabaré Vázquez, fica fora do poder pela primeira vez em 15 anos. O presidente Jair Bolsonaro havia expressado seu apoio pela eleição de “alguém mais ligado ao nosso time”.

“Meu reconhecimento e obrigado a todos os homens e mulheres que estão defendendo os votos e a democracia em cada mesa nos dias de hoje. Meu pensamento está com vocês”, declarou Lacalle Pou. Ele apostou em um discurso de enxugamento de gastos, acusando os últimos governos de perderem o controle dos gastos públicos. Ele também prometeu fortalecer forças de segurança em um momento que o país passa por aumento em índices de criminalidade.

Metro 1