Uma jovem de 21 anos foi impedida, por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de cometer suicídio em uma ponte às margens da BR 110, em Paulo Afonso, a 479 km de Salvador, nesta segunda-feira, 30.
De acordo com a PRF, os policiais realizavam patrulhamento de rotina, quando avistaram a jovem caminhando às margens da via. Segundo os agentes, a garota estava visivelmente desorientada e cabisbaixa. A equipe passou a acompanhar os passos da moça, que seguiu em direção a cabeceira da ponte metálica D. Pedro I.
Em contato com os policiais, a jovem revelou que pensava em cometer o suicídio. A intenção veio quando soube da morte do seu irmão, que havia tirado a própria vida há alguns meses na cidade de Delmiro Gouveia, em Alagoas. A garota contou que a morte do irmão a deixou bastante deprimida e desanimada.
Após conversas, os policiais conseguiram convencê-la a desistir da ideia e a levaram com segurança de volta à residência de seus familiares.
Prevenção ao suicídio
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 800 mil pessoas se suicidam por ano no mundo. No Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida diariamente. Cerca de 96% dos suicídios registrados no mundo têm alguma relação com transtornos mentais. Transtorno de humor, transtorno de substância, transtorno de personalidade e esquizofrenia estão entre as doenças mais comuns entre as vítimas de suicídio. O suicídio é a segunda causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos de idade em todo o mundo.
O Setembro Amarelo se tornou um símbolo da campanha de valorização da vida. Iniciado em 2015, o mês serve para a conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
No país existem os Centros de Valorização da Vida (CVV), que realizam apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, através do número 188, email e chat 24 horas todos os dia
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias