Jequié: Quase 100 toneladas de madeira ilegal são apreendidas

Quase 100 toneladas de madeira nativa de origem ilegal, foram apreendidas na manhã desta terça-feira (17), em Jequié, na região do Médio Rio de Contas. A carga foi identifica no quilômetro 677 da BR-116O por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a instituição, a carga estava dividida duas carretas carregadas. As madeiras, oriundas do Pará, já estavam serradas e preparadas para uso comercial. Os policiais solicitaram além dos documentos de praxe (CRLV, CNH), toda a documentação da carga, inclusive a relativa às autorizações ambientais.

Ao analisar a autenticidade da documentação e após consulta aos sistemas, os PRFs constaram que a numeração do documento não constava no Sistema de Controle Florestal Ambiental, tratando-se, portanto, de um documento falsificado. Os 95,96 m³ de madeiras de várias espécies/cortes foram encaminhados para o INEMA, para os procedimentos administrativos pertinentes. Já os veículos e os motoristas de 42 e 65 anos foram apresentados na Polícia Civil, para formalização do flagrante por uso documento falso, previsto no art. 304 do Código Penal.