Acontece nesta quinta (09) e sexta feira (10) no Centro de Cultura ACM de Jequié a II Semana Jurídica da Faculdade Pitágoras de Jequié (SJFJ) tendo como tema central “Direito, Sociedade e Acesso à Justiça.
O evento está sendo organizado pela Comissão de formatura 2023.2 e visa à promoção do diálogo entre profissionais, e estudantes de Direito e áreas afins, em contexto nacional, priorizando temas que tragam visibilidade às novas dinâmicas para a atuação dos profissionais e divulgação das pesquisas científicas.
Estima-se a participação de um público médio de 300 pessoas, com uma programação composta por palestras, mesas redondas, apresentações culturais e apresentações de trabalhos científicos.
Objetivo
Oportunizar estudantes, profissionais e pesquisadores, a discutirem os avanços e práticas integrativas na área jurídica.
Fomentar a divulgação científica e o intercâmbio entre estudantes, profissionais e pesquisadores e instituições interessadas na temática central do evento; estimular a produção de conhecimento na perspectiva da transdisciplinaridade.
Público alvo
Acadêmicos de Direito; Advogados, Magistrados; Servidores Públicos; Médicos; Professores; a Comunidade em geral. Todas as áreas do conhecimento que trabalham amparadas, em seu cotidiano, pelo Ordenamento Jurídico.
GRADE DE PROGRAMAÇÃO:
09 de Junho (quinta-feira) 18h00 – Credenciamento
18h30 – Exposição de Trabalho Acadêmicos e Momento Cultural 19h00 – Solenidade de Abertura e Composição da Mesa
19h30 – Inicio da primeira palestra 20h30 – Início da segunda palestra 21h30 – Debates
22h00 – Encerramento
10 de Junho (sexta-feira)
18h30 – Exposição dos Trabalhos Acadêmico 19h00 – Momento Cultural
19h30 – Inicio da primeira palestra 20h30 – Início da segunda palestra 21h20 – Debates
22h00 – Encerramento
PALESTRANTES DO DIA 10/06
LUIZ CARLOS SOUZA VASCONCELOS, Doutor e Mestre em Direito Processual Civil (UFBA), Membro da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia, Diretor da Justiça Federal de Itabuna e professor de Direito.
Palestra: O direito à prova e o efetivo exercício do devido processo Legal.
Matheus Biset. Sócio do escritório Gamil Foppel Advogados Associados. Pós Graduado em Ciências Criminais pela UCAM/RJ. pós graduando em direito penal econômico pela PUC/MG. Professor de Ética, Penal, Processo Penal e Prática Penal. Palestrante.
Palestra: A imparcialidade do julgador como desafio para o exercício do direito de defesa
Sobre o tema:
O direito de acesso à justiça É um direito fundamental previsto na Constituição Federal e a efetivação da prestação jurisdicional.
Neste cenário, os conceitos e evolução histórica do acesso à justiça, bem como, a eficácia do judiciário, em âmbito qualitativo, no atendimento das demandas. Posteriormente, pontuar possíveis obstáculos que podem dificultar o efetivo acesso à justiça.
Expor as propostas de Mauro através de ondas renovatórias que tragam funcionalidade ao sistema para garantir o efetivo amparo jurídico.
Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias