No final da manhã dessa quinta-feira (09), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 302 pássaros no KM 677 da BR-116, trecho do município de Jequié, no sudoeste da Bahia, e prendeu dois homens, que são irmãos, por crime ambiental. As aves silvestres das espécies canário-da-terra, bigodinho, trinca-ferro, sofrê e papa-capim estavam aglomeradas dentro de pequenas gaiolas no porta-malas de um veículo GM/Classic, ocupado pela dupla detida.
Conforme a PRF, os irmãos assumiram a responsabilidade pelo transporte ilegal dos animais e disseram ainda que não possuíam a autorização e nem a guia de transporte para criação. Eles informaram também que os pássaros foram capturados em Poções, município localizado também no sudoeste do estado, e viajavam com destino ao município pernambucano de Caruaru, onde pretendiam comercializar os pássaros.
Em seguida, a PRF registrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Muito debilitadas as aves ficaram sob os cuidados do órgão ambiental INEMA de Jequié. Elas passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.
Bahia em Dia
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias