Jequié: Estado chega ao quarto dia de testagem de alunos

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) segue, até o dia 14 de agosto, com a testagem para o novo Coronavírus dos estudantes das escolas estaduais, em Jequié. A iniciativa, que começou na segunda-feira (3) com professores e funcionários, faz parte do protocolo para a tomada de decisões relacionadas à retomada do ano letivo e já foi realizada em Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca.
Em Jequié, no total, serão testadas 10.771 pessoas, sendo 9.964 estudantes, 560 professores e 247 funcionários, em 13 escolas estaduais e quatro anexos do município. A ação também envolverá os municípios de Itabuna e Ilhéus. Nesta quinta-feira (6), o atendimento envolveu envolveu estudantes da zona rural e da Educação Inclusiva.

O estudante da Educação Especial, Aaron da Silva Soares, 17, que faz o curso técnico em Informática, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Régis Pacheco, agradeceu pela iniciativa. “Duas vezes na semana faço atendimento na sala de Recursos Multifuncionais, no período vespertino. Fiz o teste para o Coronavírus  e meu resultado foi negativo. Com isso, fui parabenizado pelo profissional de Saúde, que me disse as seguintes palavras: ‘seu resultado foi negativo, pois você cumpriu todas as normas de isolamento social, continue assim e sempre que for sair use máscara e faça o uso do álcool em gel’. Agradeço pela iniciativa e, desde já, aproveito a oportunidade para parabenizar os profissionais de Saúde que estão trabalhando na linha de frente”.
Segundo o estudante Daniel Costa Couto, morador do distrito Barragem de Pedras, que faz o curso técnico em Administração no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Régis Pacheco, o procedimento foi rápido e eficiente. “Fui bem recebido e observei que a equipe gestora do colégio estava bem organizada. O atendimento foi sem fila, sem aglomeração e com todos os cuidados possíveis.  Quem não fez, faça, pois é uma oportunidade única e é bem rapidinho, coisa de 15 minutos. Fazendo isso, o estudante vai se cuidar e, também, cuidar da saúde do seus familiares e amigos”.
Para a realização dos testes, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os testes estão sendo aplicados por equipes da Secretaria Municipal de Saúde, com o acompanhamento dos gestores escolares e das equipes técnicas da SEC, do Núcleo Territorial de Educação (NTE) e do Núcleo Regional de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).
Outros municípios – No município de Ilhéus serão testadas 12.327 pessoas, sendo 11.370 estudantes, 661 professores e 296 funcionários, localizados em 18 escolas, sendo quatro unidades indígenas. Já no município de Itabuna, a testagem acontecerá em 14 unidades escolares, contemplando 12.011 pessoas, sendo 11.224 estudantes, 580 professores e 207 funcionários. O período de testagem, nesses municípios, ainda será divulgado.