Após uma denúncia anônima, no último dia 15 de agosto, a equipe técnica da Vigilância Sanitária do município de Itagibá, identificou um falso Oftalmologista, que atendia em local clandestino pacientes em Itagibá. O atendimento era feito na rua Manoel de Almeida Mota, no bairro Amaralina. De acordo as informações, o falso Oftalmologista teria sido contratado por um grupo político, afim de angariar votos para o período eleitoral.
Conforme Lei 12.842/2013, o optometrista não está autorizado a prescrever lentes de grau, premissa exclusiva do médico oftalmologista, já que o diagnóstico nosológico (o ato de detectar doenças) permanece como ato privativo de médico especialista.
Além do profissional não está apto para realizar os exames, o local de atendimento era em uma sala improvisada é muito pequena, sem ventilação, ou seja, totalmente inviável para o procedimento. Inclusive há relatos de acumulação de pessoas na recepção.
Após averiguar e constatar a veracidade das informações, o órgão responsável notificou os responsáveis, cessando de imediato os atendimentos, e adotará todas as medidas legais.
Veja a nota da Vigilância Sanitária:
RELATORIO consultório de optometria
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias