Em contato com a reportagem do IPIAÚ ONLINE, a secretária de saúde de Itagibá, Josenilda Lopes Miranda, comentou a respeito da onda de suicídios que tem abalado a cidade nos últimos dias.
Em 15 dias a cidade registrou três casos fatais e uma tentativa frustrada. A mais recente foi neste sábado (04), quando o corpo de um jovem de 25 anos foi encontrado dentro da sua residência.
“Infelizmente os problemas de saúde mental vem aumentando nos últimos meses e certamente nos próximos anos, os casos de depressão, transtorno de ansiedade e uso de substâncias, por várias razões, tem sido os maiores problemas, apesar de a humanidade ter passado por várias situações difíceis, nos últimos tempos as pessoas tem achado que tirar a própria vida será a solução”, disse.
A secretária informou que a saúde pública conta em Itagibá com um quadro de profissionais imbuídos em atender essa população: 1 psiquiatra, 3 psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, não apenas para diagnosticar e tratar, mas principalmente para previnir o acometimento de possíveis problemas que levem a esses transtornos.
Ela também citou o fator da resistência que impede muitos pessoas afetadas por problemas mentais de procurarem ajuda.
“Sabemos que a depressão não está só associada a saúde física e mental, mas a outros fatores que levam ao adoecimento, seja financeiro, familiar dentre outros. Um fator desfavorável para identificação desses adoecimentos, ainda está no preconceito das pessoas buscarem ajuda através de psicólogos, psiquiatras, profissionais de saúde que estão preparados para escuta, contudo ainda é um tabu a busca pela sociedade e principalmente nos locais aonde a população é menor e bastante conhecida, atrelam o atendimento apenas a trastornos mentais, por isso, nesse momento a sociedade e outras instituições devem unir forças para combater esses males”, comentou.
A secretária ainda informou da intenção que o município tem de promover uma audiência pública para discutir o problema.
“Convocaremos por meio de uma audiência pública as secretarias do município, órgãos da justiça, mídia, sociedade, para juntos encontrarmos estratégias para evitar outros casos como esses”.
Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias