Itagibá: Duas pessoas foram presas em operação da Polícia Civil contra desmatamento ilegal no Japumirim

Em um local de mata fechada localizado nas imediações da Serra da Torre, distrito de Japumirim, município de Itagibá, agentes da 9ªCoorpin realizaram na manhã desta quarta-feira (18) uma operação de combate a extração e beneficiamento ilegal de madeira para comercialização.

A diligência ocorreu em um ponto de difícil acesso, onde as equipes conseguiram localizar grande quantidade de madeira já cortada, que estava sendo preparada para carregamento, o qual ocorreria à noite.

No local, os agentes deram voz de prisão a duas pessoas envolvidas no crime ambiental, bem como apreenderam motosserra utilizada para o corte.

As madeiras, a priori, foram identificadas como sendo dos tipos vinhático e jequitibá, nativas da Mata Atlântica, sendo esta última já declarada em extinção por órgãos ambientais.

A quantidade já cortada é de aproximadamente 80 pranchas.

Os acusados informaram que trabalhavam para o proprietário da fazenda e deverão responder pelo crime previsto no Art. 45 da Lei 9.607/98.

Conforme divulgou o delegado regional Rodrigo Fernando, as investigações deverão continuar para identificar outros envolvidos, bem como para mapear a real devastação ambiental na área, com adoção das medidas legais em face dos responsáveis.

Ipiaú Online/ Ascom Polícia Civil