Itabuna: PRF e INEMA resgatam 34 aves silvestres criadas em cativeiro

Policiais Rodoviários Federais (PRF) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) resgataram, na manhã desta sexta-feira (08), 34 pássaros que eram mantidos em cativeiro no município de Itabuna.

Durante ações de combate ao crime ambiental, os PRFs receberam denúncia informando sobre um possível cativeiro ilegal de animais silvestres. Ao averiguar o endereço indicado, os agentes federais encontraram gaiolas com um total de 19 aves silvestres, de espécies distintas conhecidas popularmente por azulão, trinca-ferro, papa capim, entre outros.

Além disso, verificaram também algumas armadilhas (alçapões) utilizada para capturar os animais. Posteriormente, os PRFs encontraram em duas residências vizinhas, mais 15 pássaros. Dentre eles, papagaio, periquito, sabias e canário da terra.

Os proprietários das localidades e responsáveis pelos animais foram identificados, e afirmaram não possuir nenhuma licença ambiental para a criação das aves. Os animais foram encaminhados para o INEMA em Itabuna para os devidos cuidados. Os homens foram autuados de acordo com a legislação ambiental e responderão um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Bahia em Dia