Itabuna: Após evento-teste, prefeitura divulga balanço oficial sem registro de casos de Covid-19

Foto: Reprodução TV Bahia

A prefeitura de Itabuna divulgou, nesta sexta-feira (1º), o balanço do evento-teste de retomada das atividades realizado em 18 de setembro. Conforme a gestão municipal, até esta sexta-feira, as mais de 500 pessoas que estiveram na festa não foram infectadas pela Covid-19.

Este foi o primeiro evento no interior da Bahia para avaliar procedimentos e protocolos para as próximas celebrações.

Conforme o balanço divulgado, 561 pessoas foram testadas, mas no dia da festa, 19 delas desistiram e 542 compareceram ao evento. O uso da máscara foi opcional durante a festa.

Todos os participantes foram monitorados por 10 dias, conforme explica a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes.

“O balanço foi favorável porque só cinco apresentaram sintomas gripais e foram testados em tempo hábil. Nenhum deles positivou para Covid-19. Estamos aguardando apenas dois resultados de exames e acho que serão negativos também”, explicou.

Ainda de acordo com a prefeitura, a festa foi realizada para avaliação de procedimentos futuros para outros eventos.

“A gente espera flexibilizar essa questão de eventos, claro que dentro do cumprimento de protocolos oficializados pela prefeitura e que a gente possa tentar seguir a vida mais normal”, disse Lívia Mendes.

Júlio Paim, um dos convidados, contou como foi o monitoramento da secretaria de saúde e revelou ter gostado de ir à festa.

“Eu estava sendo monitorado, junto com os demais participantes do evento, em um grupo de WhatsApp onde diariamente os técnicos da vigilância epidemiológica e sanitária estavam falando conosco para falar dos sintomas e, graças a Deus, comigo, foi tudo bem”, disse.

A digital influencer Geisa Bahia também foi convidada e disse que participou de todas as etapas, desde o teste até o monitoramento.

“O evento foi maravilhoso, sem confusão. Vejo que tem como prosseguir com todos os protocolos”, falou.

G1