Esteve em visita ao ILABANTU ( Instituto Latino-Americano de Tradições Afro Bantu) coordenado pelo ipiauense Walmir Damasceno, a primeira monarca bantu africana a pisar em solo brasileiro 400 anos depois do ciclo escravocrata que trouxe milhões de africanos contra sua própria vontade a terras brasileiras.
A Rainha Diambi Kabatusila, que representa o povo Venda, da região central de Kassai, na República Democrática do Congo foi recebida no aeroporto de Viracopos em Campinas, depois de passar em visitas por Salvador e Belo Horizonte, com honras de chefe de estado, com direito inclusive a cerimônia festiva na Câmara Municipal de Vereadores de Itapecerica da Serra, município da grande São Paulo.
O ipiauense, que tem larga experiência na ponte cultural Brasil- África, esteve à frente das comitivas que vieram de várias partes do Brasil para recepcionar a soberana africana. Ele declarou estar tomado pelo espirito da emoção por estar recebendo em seu Terreiro de candomblé uma alta representação da ancestralidade e da espiritualidade africana. “Estou feliz por ter participado desse projeto que proporcionou a vinda da Rainha Diambi, um fato histórico, mais de 400 anos de espera, a primeira visita de uma monarca bantu”.
A rainha discursou por mais de meia hora em um momento histórico quando conclamou a união entre os descendentes afro-brasileiros em torno da cultura tradicional implantada no Brasil e da tolerância entre as raças e religiões : “Eu desafio esse país a trabalhar com sua máxima potencialidade, porque vocês são um dos países mais poderosos do mundo, especialmente por causa da diversidade”, disse a rainha.
Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias