Ipiauense promove curso de acessibilidade em Libras para integração de surdos no comércio local

A ipiauense Thaiana Ferreira dos Santos está lançando um projeto de acessibilidade em Libras em parceria com as instituições IP Cursos Profissionalizantes e a Confederação dos Dirigentes Lojistas- Ipiaú (CDL), bem como o apoio da Secretaria de Educação Municipal de Ipiaú.

O projeto, intitulado “ O papel social no processo de inclusão: a comunicação em libras viabilizando possibilidades de acessibilidade e conhecimento “, tem como objetivo possibilitar meios de acessibilidade em libras no comércio da cidade, a fim de promover a inclusão de pessoas surdas.

Desta forma irá também oportunizar para a comunidade surda sua participação na sociedade visando também o reconhecimento de seus saberes, algo que é restringido devido à falta de comunicação. A iniciativa tem vistas a solucionar estas disparidades sociais.

Comerciários de Ipiaú não dispõem de treinamento adequado para atender aos deficientes auditivos

O projeto se baseia na aplicação de um curso básico de Libras com carga horária 30 horas.

A idealizadora deste projeto tem formação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Campus XXI/Ipiaú, Pós-graduação em Libras pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e atualmente é mestranda do Mestrado Profissional de Intervenção Educativa e Social (MPIES) também pela Uneb Campus XI/ Serrinha.

Destaca a importância de aprender Libras como uma ação social ligada a ideia de humanidade e empatia, pois, para a comunidade surda viver a margem da sociedade sem possibilidades de expressão, que corrobore em prejuízos para a sua participação social, representa a falta de garantia de seus direitos de cidadão, que por sua vez, tem respaldo legal com a lei inclusão social nº 13.146, de 6 de julho de 2015, dentre a Lei de Libras 10.436/2002 regulamentada pelo decreto 5626/2005 que reconhece a libras como meio de expressão da comunidade surda.

As instituições parceiras IP Cursos Profissionalizantes, CDL de Ipiaú cumprem o compromisso de com a inclusão social para a cidade de Ipiaú, posto que são pioneiras na execução de um projeto que vislumbra uma intervenção para uma lacuna que a sociedade precisa gradativamente erradicar.

As matrículas para o curso já estão abertas, os interessados podem entrar em contato com os contatos: (73) 99908-2026 – Ip cursos ou (73) 98887-3532– Thaiana Ferreira dos Santos.


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh