Ipiaú: Veterinário alerta sobre a sensibilidade dos cães aos fogos de artifícios e doenças ocasionadas pela baixa temperatura

Médico Veterinário Raoni Rodrigues I Arquivo Pessoal

Os fogos de artifício podem representar riscos significativos para os cães devido ao seu alto nível de ruído e às explosões repentinas. Alguns cães são extremamente sensíveis aos sons altos e podem ficar muito assustados ou estressados durante as  fogos de artifícios no período das festas juninas.

Pixabay

De acordo com o médico veterinário ipiauense Raoni Rodrigues, os animais, principalmente os caninos, tem uma sensibilidade maior que outras especies em relação a audição, o barulho que os fogos faz pra a gente, é amplificado em muitas vezes pra eles, então isso causa um ruído ensurdecedor pra alguns animais, levando com que eles corram, se escondam, tremem de medo, alguns tem sintomas de vômito e ate convulsão, pois o estresse e tão grande que abala fortemente o sistema nervoso do animal, provocando diversas reações ruins para os pets.

Assustados podem tentar fugir ou se esconder, o que pode levar a acidentes e lesões, como cortes, arranhões, quedas e fraturas ósseas. Eles também podem se machucar em objetos próximos ou em sua tentativa de se libertar de correntes ou cercas

“O ideal é manter o animal próximo do tutor para que ele se sinta seguro, tem a opção de levar o animal pra outro ambiente menos barulhento e longe dos fogos e em alguns casos procurar um Médico Veterinário para examinar direitinho o animal, ver se o pet teve algum problema secundário ao barulho pra poder tratar da forma correta e melhorar as condições de vida durante esse período” declarou o veterinário.

Lembrando que é importante consultar um veterinário para obter orientações específicas com base na personalidade e saúde do seu cão, garantindo o melhor cuidado durante períodos com fogos de artifício.

DOENÇAS DO INVERNO

Existe uma série de condições de saúde que podem afetar os pets durante os meses mais frios. Algumas das doenças mais comuns associadas ao inverno em pets.

Ainda de acordo com Raoni, as doenças ocasionadas em tempos mais frios são diversas, porém as que tem mais destaque são as doenças que atingem o aparelho respiratório do animal como: pneumonia, bronquite, e sintomas como gripe e tosse, devido uma maior proliferação de vírus e bactérias que se reproduzem com facilidade nesse período frio e tem enorme poder de contaminação por contato. Para melhor prevenção é a vacinação regular do pet e se ocorrer alguma doença, procurar o Médico Veterinário para melhor tratamento do seu amigo(a).

Fique atento as doenças sazonais podem afetar a saúde do pet, ao surgimento de algum sintoma procure um médico veterinário.

Ipiaú Online / Fábio Rodella


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh