Ipiaú: Vereador Jô da AABB solicitou que sessão na Câmara fosse feita por vídeo conferência, para evitar disseminação da Covid-19

Em contato  com a reportagem do IPIAÚ ONLINE, o vereador e líder do governo na Câmara Municipal, Josenaldo de Jesus (PP), o popular Jô da AABB, veio a público repelir boatos e comentar os motivos que o levaram a não comparecer a uma sessão convocada pelo presidente da Câmara na manhã desta quinta-feira (07).

A sessão aconteceu um ambiente fechado e sem janelas, contrariando as normas de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Confira o esclarecimento na íntegra

Esclarecendo os fatos sobre a sessão de hoje:

Fomos convocados por “decreto” pelo presidente da Câmara, Alessandro Moreira, para sessão ordinária na manhã desta quinta-feira (07), visto o crescimento exponencial da Covid-19, com 121 casos confirmados e ainda guardando o resultado de 50 testes, tendo 510 em estado de quarentena, dados da Secretaria da Saúde do município de Ipiaú.

Solicitamos da presidência da Câmara que realizasse a sessão por video conferência. Ressalto que vem sendo uma prática usada em quase todos os parlamentos do mundo, cuja sessão tem o mesmo reconhecimento e valor jurídico.

Ofício em que o vereador solicita a realização da sessão por videoconferência

Outrossim, estamos sendo acusado de deixar de votar importantes projetos, o que não é verídico. Caso houvesse a sessão hoje, os projetos só seriam lidos para ser distribuídos às comissões e, posteriormente, passariam pelo crivo de mais três sessões ( 1ª votação /discussão e 2ª votação/discussão. Posteriormente iriam para a última sessão, em redação final ).

Outro ponto que merece discussão é competência dos referidos projetos de Lei que são todos oriundos da esfera do Poder Executivo, o que caracteriza uma usurpação de competência.

Observo que tais projetos são populistas e buscam uma tentativa de jogar a população contra os vereadores da base e a prefeita Maria das Graças, pois se a casa legislativa votar em Projeto de Lei inconstitucional vai ao veto da gestora, em seguida retornaria à Câmara. Com isso faz-se o desgaste e palanque político daqueles mal-intencionados que criam PL a que chamo de “boi de piranha”, com o objetivo exclusivo de tirar proveito de uma situação erronia, mas com características distorcidas da realidade.

Se não bastassem as narrativas acima, o ambiente da Casa Legislativa hoje é totalmente fechado, sem janelas para circular o ar. Seria no mínimo imprudente reunir 13 vereadores mais os colaboradores da casa num espaço pequeno e a portas fechadas no momento que vivemos uma pandemia.

Foram esses os motivos que nos fizeram solicitar a sessão por video conferência.

Lembro ainda que o decreto prevê essa possibilidade e só queremos isso da presidência.

Jô da AABB

Vereador por Ipiaú


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh