A secretária de Saúde de Ipiaú, Laryssa Dias, convida a comunidade local para a vacinação contra a influenza e informa da reposição de diversos medicamentos nas farmácias das unidades básicas do município.
A vacinação se estende até o dia 31 de maio e visa minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes dessa infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e tem elevada transmissibilidade.
De um modo especial a secretária convoca para a imunização os grupos prioritários formados pelas crianças menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, pessoas com comodidades, professores, pessoas com deficiências e com doenças crônicas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo (motoristas e cobradores), profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, adolescentes em medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Aos dois últimos grupos, assim como aos acamados, os profissionais da saúde se deslocarão até os locais onde se encontram para efetuar a vacinação. “ É importante que a população esteja vacinada e protegida”, destacou Laryssa Dias. O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e os sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves.
Os quadros graves ocorrem com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, lactentes no primeiro ano de vida e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.
REPOSIÇÃO DE MEDICAMENTOS
Quanto à reposição de estoques de medicamentos que se encontravam em falta nas farmácias das Unidades de Saúde do Município, a exemplo de outros centros do país, a secretária Laryssa Dias informou que já foi reestabelecida e vem acontecendo semanalmente. ” Estamos buscando ao máximo repor todos os medicamentos. Além de comprarmos junto às empresas licitadas, fizemos compras compartilhadas com o Governo do Estado, para abranger o nosso leque de fornecedores.
A secretária pontua alguns medicamentos que já estão à disposição do público usuário. “Nesta semana já recebemos para repor estoques de Losartana, Nifedipire de 20 mg, Metiformina, Azitromicina ( comprimido), Ibuprofeno(comprimido e em gotas), Dipirona ( comprimido e em gotas),AAS Infantil, Paracetomol( gotas e comprimidos), Lubroquisol complexo b, Furosemida, Metildopa, Floconazol , Metronidazol, ivermectina e Hidróxido de alumínio”. Também é importante que a rede municipal de saúde já dispõe de estoques de insulinas e que este medicamento está à disposição dos portadores de diabetes nas unidades básicas.
José Américo Castro (DECOM-Prefeitura de Ipiaú)
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias