Ipiaú: Secretária de Saúde comenta queda no número de novos casos de covid-19 na cidade

Uma semana com números oficiais de novos casos de covid-19 cada vez mais reduzidos em Ipiaú. Depois de uma sequência com média de 23 casos diários, a cidade tem registrado constantemente a metade disso, ou até 3, como foi o caso deste domingo (09).

Afinal a velocidade da contaminação em Ipiaú estaria diminuindo ou só diminuiu a quantidade de testes? Essa pergunta foi respondida entrevista com a secretária de saúde Laryssa Dias ao programa Jornal da Nova. ” A prefeitura já investiu meio milhão de reais em testagens e já foram testadas mais de 10 mil pessoas. Isso não diminuiu. Nosso compromisso é o de aumentar ainda mais essa testagem”, disse.

“Hoje Ipiaú tem um cálculo de baixa contaminação, índice de 0,84. Na cidade, uma pessoa hoje só contamina outra, lembrando que já chegou a contaminar oito no início da pandemia. Fizemos um trabalho preventivo desde muito cedo, no início da pandemia, em abril e por isso nossos números cada vez mais melhoram”, acrescentou.

Também na entrevista a secretária deverá comentOU a respeito dos 21 óbitos causados pela doença e o monitoramento dos pacientes em isolamento social.

“Nossa taxa de letalidade hoje é de 1,3%, considerada muito baixa. Claro que cada morte foi muito sentida mas temos o foco pela vida e com esses dados que estamos comemorando hoje podemos flexibilizar lentamente a retomada da atividade econômica”, ressaltou.

Ainda assim, a secretária conclamou a comunidade a continuar as medidas de distanciamento social. ” Não vamos subestimar essa doença. Enquanto durar a pandemia, temos que continuar seguindo as orientações dos profissionais de saúde”.

Ipiaú Online