Ipiaú: Secretaria de Saúde alerta novo público-alvo para vacinação contra o sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú continua mobilizada na luta contra o sarampo. A vacinação prossegue em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município. A recomendação é que pessoas de 1 a 29 anos de idade devem receber duas doses da vacina tríplice viral, com intervalo de 30 dias entre elas.

A vacina tríplice protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Aquelas pessoas que não tomaram a vacina, ou que têm dúvidas devem comparecer às USFs com a Carteira de Vacinação para serem imunizadas contra a doença infecciosa que é causada por um vírus e pode ser fatal. Quem tiver entre 30 e 59 anos também precisa receber pelo menos uma dose da vacina tríplice viral. A vacina é contraindicada durante a gestação.

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre quatro dias antes e quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.

Não existe tratamento específico para o sarampo que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito em decorrência de complicações como a pneumonia (em adultos), otite, encefalite e pneumonia (em crianças). A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça. (José Américo Castro/Dircom Prefeitura)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *