Ipiaú se despede de Antônia Lúcia com emoção e gratidão

Foi sepultado no final da tarde dessa segunda-feira (12), no Cemitério da Saudade, em Ipiaú, o corpo da Professora Antônia Lúcia Nery Cardoso, 77 anos, Ex-Secretária Municipal de Ação Social. Ela faleceu por volta das 4h da madrugada, da mesma data, em Salvador, em decorrência de um edema pulmonar. Era casada com o fazendeiro Etevaldo Andrade Cardoso, com o qual gerou quatro filhos, que lhes deram seis netos.

Antônia Lucia era filha de Florípedes Midlej Nery (Dona Loló) e Jorge Vieira Nery. Pertencia a uma das famílias tradicionais de Ipiaú, onde nasceu. Seus avós maternos, os árabes Vitória e Elias Midlej, foram pioneiros no processo de fundação da cidade.

Dos seus ancestrais, herdou uma dedicação especial pela culinária. Preparava doces deliciosos, licores, quibes e outras iguarias. Cultivava rosas no jardim da sua casa e tinha sempre uma boa prosa para os mais próximos.

Atuou no magistério como professora da Escola Celestina Bittencourt, durante quatro anos e também ensinou Educação Física no Colégio Estadual de Ipiaú. Era formada em Teologia pelo Seminário de Ilhéus e destacava-se como uma católica atuante na Paroquia de São Roque.

Tornou-se mais conhecida publicamente ao assumir o comando da Secretaria de Ação Social, nas duas gestões do Ex-Prefeito José Mendonça, período em que se aproximou de Maria das Graças, atual gestora do município, iniciando assim uma grande amizade.

A assistência social desenvolvida por Antônia Lúcia na prefeitura, ainda hoje é lembrada com carinho pelas camadas mais carentes da sociedade local. Desenvolveu projetos nutricionais, promoveu campanhas de agasalhos, enxovais e construções habitacionais, garantindo dignidade e conforto a quem precisava. Fez o bem, sem olhar a quem!

A Prefeita Maria das Graças Mendonça lamentou o falecimento da amiga e decretou luto oficial em Ipiaú, durante três dias, que certamente merecerá outras homenagens, algo que deixe seu nome marcado na memória deste município, ao qual prestou relevantes serviços, com muita dedicação e amor. (José Américo Castro)