Ipiaú: São João ‘Bom Baião do Gonzagão’ reuniu centenas de pessoas na Praça Ruy Barbosa; evento foi promovido pelas escolas da rede municipal

Apresentações juninas, vestimentas a caráter caipira, barracas com comidas típicas, xote, xaxado, baião e um animado “arrasta-pé”, foram os pontos altos do São João ‘Bom Baião do Gonzagão’, promovido pelas escolas da rede municipal de ensino, com total apoio da Secretaria de Educação e Cultura de Ipiaú, na tarde da última quarta-feira (19).

Contando com diversas apresentações, principalmente danças, o festejo mobilizou diversas escolas, tanto na sede do município quanto na zona rural. Após a abertura, a Escola Euclides Neto (Fazenda do Povo), iniciou apresentando a dança do pau de fitas, que é tradicional no período junino.

As comemorações de São João nas escolas de Ipiaú, idealizado pelo Secretário titular da pasta, Alan Márcio Vitorino, além de integrar pais, alunos e funcionários, ajuda a manter as tradições juninas, que lembram o mundo caipira e a vida na roça, com o objetivo de preservar a tradição genuinamente brasileira, junto às crianças do município.

A confraternização foi marcada por alegria, diversão, animação e um show de cultura, promovido pela equipe Trupe do Riso, com Caio Braga, alunos, professores, diretores e comunidade em geral.

Na ocasião, além de terem transporte gratuito para irem e virem, ofertado pela prefeitura, todas as crianças puderam degustar de lanches típicos da época e brinquedos, à exemplo de pula-pulas.

Presente, juntamente com a Secretária de Governo, Elaene Pinheiro (Vanda), a Prefeita Maria das Graças Mendonça assistiu atentamente às apresentações e destacou a importância de manter viva a tradição junina no município: “Esse é o terceiro ano e continuaremos realizando mais essa grande festa para nossas crianças, resgatando as tradições e ofertando conhecimento”, frisou Maria.

Rahiana Costa/ Dircom Prefeitura