As águas do rio que dá nome a região de Ipiaú tem subido com uma rapidez incomum nos últimos dois dias, já provocando alagamentos e levando ao temor de uma repetição das cenas de desabrigados e prejuízos que foram registradas na virada do ano passado.
As mudanças climáticas que ocasionaram chuvas e enchentes em boa parte da Bahia em dezembro em janeiro voltam a cair com força e o nível do Rio das Contas neste sábado (24), véspera de Natal, atinge localidades ribeirinhas a exemplo da Rua Beira Rio, nas imediações da Praça dos Cometas.
Com Defesa Civil e bombeiros mobilizados, a expectativa da gestão municipal recai sobre a abertura de comportas da barragem da pedra em Jequié, que neste final de semana passou a liberar água à vazão de 400 metros cúbicos por segundo.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que grande volume de água tem sido registrado em outra cidades que são banhadas pelo rio. A tendência é que a cheia aumente ainda mais nos próximos dias, a medida que estas águas forem chegando à região.
Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias