Ipiaú: Psicóloga fala sobre a importância da conscientização sobre TDAH nas escolas e sociedade

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neuropsiquiátrico que afeta crianças, adolescentes e adultos. Caracteriza-se por dificuldades de atenção, hiperatividade e impulsividade.

Segundo a psicóloga Thais Ribas Andrade, que atende no Espaço Vida Saudável, Praça Rui Barbosa, 294 ( Prédio da Racco), TDAH  é um distúrbio neurobiológico com causas genéticas, aparece prioritariamente na infância e a incidência é maior em meninos do que em meninas.

O TDAH acomete mais a região do córtex pré frontal do cérebro, afetando a capacidade de concentração, controle dos impulsos e a atividade motora. Existem alguns casos em que o paciente não possui a hiperatividade, sendo descrito o transtorno como TDA – Transtorno de Déficit de atenção.

O TDAH pode causar impactos significativos na vida diária, incluindo dificuldades acadêmicas, problemas de relacionamento e baixa autoestima. No entanto, com o diagnóstico adequado e o tratamento adequado, as pessoas com TDAH podem aprender a gerenciar seus sintomas e ter uma vida plena e produtiva.

De acordo com. a Associação Brasileira de Déficit de Atenção, os principais sintomas desse distúrbio são: hiperatividade, desatenção, dificuldade de aprendizado, impulsividade e dificuldade de seguir regras.

O tratamento do TDAH geralmente envolve uma combinação de terapia comportamental, suporte educacional e, em alguns casos, medicamentos. A terapia comportamental pode ajudar a desenvolver habilidades de organização, gerenciamento de tempo e estratégias para lidar com os sintomas do TDAH. Os medicamentos, como estimulantes e não estimulantes, podem ser prescritos para ajudar a controlar os sintomas.

“O diagnóstico de TDAH é feito a partir da análise de sintomas e sinais do paciente, portanto, ele é totalmente clínico. Um especialista (neurologista, neuropediatra ou psiquiatra) conduz a análise do paciente, na anamnese, levando em conta as principais características desse transtorno”, informa.

É importante destacar que o TDAH é um transtorno real e não é causado por falta de disciplina ou falta de esforço. É fundamental que haja compreensão e apoio para as pessoas com TDAH, tanto na escola quanto no ambiente de trabalho, para que possam alcançar seu pleno potencial.

Ainda de acordo com a psicóloga, como o TDAH é um distúrbio neurobiológico, ele não tem cura, sendo um tratamento que o paciente vai ter que fazer ao longo da vida, com acompanhamento com equipe multidisciplinar, que vai desde o neuropsicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, e a equipe médica composta por neurologista, psiquiatra ou neuropediatra.

Vale a pena ressaltar que se você suspeita que tem TDAH ou conhece alguém que possa tê-lo, é importante procurar orientação profissional.

No Brasil, existe a Semana Nacional de Conscientização do TDAH no mês de agosto. É uma iniciativa importante para sensibilizar a sociedade sobre o TDAH, promover a empatia, compreensão e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com TDAH e suas famílias

Ipiaú Online / Fábio Rodella


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh