A prefeita Maria das Graças sancionou na última segunda-feira, 10 de outubro, a Lei Municipal nº 2.508/2022, que retira os nomes de pessoas vivas dos logradouros públicos de Ipíaú e os renomeia homenageando saudosas personalidades que prestaram relevantes serviços ao município, dentre elas pioneiros que lutaram pelo bem da cidade e até então não tinham recebido as devidas honrarias oficiais pelo reconhecimento das suas histórias.
A mesma lei, decorrente do Projeto nº015/2022 da autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Claudio Nascimento-PSD, cria o Mapa de Bairros com suas delimitações reais no Perímetro Urbano do Município de Ipiaú.
A Nomenclatura Geral dos Logradouros Públicos de Ipiaú, ora instituída, será o Marco Regulatório de referência e consulta para todos os munícipes, Órgãos Públicos: Municipais, Estaduais e Federais, concessionárias públicas, privadas e autarquias, passando a ser instrumento obrigatório de consulta para elaboração de todo e qualquer projeto de lei de alteração e criação de nome de logradouros, assim como, todas as plataformas digitais, aplicativos de busca, localização e georreferenciamento.
A revisão dos nomes atende a uma recomendação do Ministério Público e visa resgatar os princípios da impessoalidade e moralidade administrativa consagrados na Constituição Federal. Dos 610 logradouros, concentrados nos 16 bairros da cidade, 166 tiveram seus nomes alterados, para atender a Lei Federal n° 12.781/2013, e 444 não sofreram alterações. Algumas das novas denominações estão em loteamentos que ainda não estão devidamente habitados.
COMISSÃO ESPECIAL
Para a realização do trabalho de revisão dos nomes de ruas e criação do mapa dos bairros da cidade a Câmara de Vereadores instituiu uma Comissão Especial, criada pela Resolução n°008/2021, autorizando a participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, Embasa, Correios, CDL e Coelba, ficando assim composta: PMI – Sinval Dias e Helvécio Cardoso, Câmara- Cláudio Nascimento e Naciel Ramos, Embasa- Uallace Oliveira e Igor Santos, Correios- Eduardo Garcia e Gilberto Neves, CDL- Cristiano Souza e Esaú Neto. A COELBA- não enviou representantes.
A ação foi coordenada pelo vereador Claudio Nascimento, autor da proposta para definir um mapa com a identificação dos bairros da cidade. Foram feitas pesquisas de campo, consultas a diversos documentos antigos e ao consultor especial para assuntos históricos relacionados a Ipiaú, José Américo da Matta Castro. O trabalho da comissão durou quase um ano.
ALGUNS DOS HOMENAGEADOS
Dentre as personalidades que receberam a homenagem póstuma estão o vereador Adilson Duarte, o antropólogo e fotojornalista Rogerio Ferrari, o artista plástico Fauzi Maron, o ativista, educador e gestor cultural Rui César Costa ( ex presidente da UNE), a professora e Auditora Fiscal do Tesouro Nacional, Neide Marques Santos, o locutor Zezito Amaral, os comerciantes Pedro Cardoso e Paulo Cunha Andrade, o pastor evangélico Marcelino Lima, o pai de santo Alfredo Gato, a contadora Orlinda Martins e o ex-governador Waldir Pires que substituirá o nome do ex-governador João Durval Carneiro em uma extensa avenida da cidade.
Confira no link (clique aqui) a relação completa dos logradouros públicos de Ipiaú, inclusive com as alterações das denominações e a nomenclatura dos Bairros criada pela nova Lei Municipal n° 2.508/2022. (José Américo Castro).
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias