Em reunião na tarde da última quarta – feira (24), com os feirantes do Centro de Abastecimento, a Prefeita Maria das Graças Mendonça agradeceu aos mesmo por terem compreendido a necessidade de serem relocados provisoriamente para espaços alternativos, até que os galpões onde estavam estabelecidos, sejam reformados e ganhem estruturas mais seguras e adequadas.
Maria aproveitou o momento para assegurar que nenhuma das bancas destinadas à comercialização de frutas e verduras será removida, ficando seus ocupantes com o direito de retornar ao local de origem tão logo a obra seja concluída.
Durante a reunião, a prefeita solicitou que o engenheiro Marcos Valério explicasse porque o galpão atingido pelo incêndio oferecia riscos aos comerciantes que o ocupavam. O profissional esclareceu que mesmo antes do incêndio, o equipamento já estava comprometido em decorrência da ausência de um projeto estrutural no ato da sua construção.
A obra não tinha nem mesmo ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), além de apresentar uma série de erros estruturais e dimensionais. Com o aquecimento pelo fogo, o aço da estrutura perdeu a resistência, aumentando os riscos de um desabamento súbito.
“A minha preocupação é com a vida de vocês que corria risco caso continuassem na estrutura condenada. Desde 2017 estamos buscando a reforma e ampliação do Centro de Abastecimento e, como a empresa que inicialmente ganhou a licitação para realizar o serviço vinha apresentando lentidão, solicitamos do Governo do Estado a sua substituição. O cronograma da obra foi modificado e já mostra mais celeridade”, explicou a Maria.
José Américo Castro/Dircom Prefeitura
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias