Ipiaú: Novo currículo escolar contará com as características e identidade do município e região

Alan Márcio Vitorino, secretário municipal de Educação

Seguindo as orientações normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Prefeitura de Ipiaú, através da Secretaria de Educação e Cultura, está trabalhando para que no próximo ano letivo a rede municipal de ensino inclua em seu currículo escolar as características e a identidade do município, assim como da região e do estado. A proposta reformula as estratégias e os conhecimentos a serem dominados pelos alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

Diante disso, os professores, coordenadores pedagógicos e gestores da educação estão imersos nos estudos preparatórios para o acolhimento da proposta, os quais envolvem palestras, debates e outras atividades, por meio online em grupos de estudos. Também foi constituída uma Comissão de Governança que envolve representantes da Educação Municipal, Educação Estadual, Educação privada, UNEB,  APLB e CME em regime de colaboração com a UNDIME e a UFBA.

Por sua vez a Secretaria da Educação do Estado da Bahia em Regime de Colaboração com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME)  construiu  um documento que tem como base as orientações normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ressignificada e complementada à luz das diversidades e das singularidades do Território Baiano.

O Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Infantil e do Ensino Fundamental (DCRB), explica os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento a serem observados, obrigatoriamente, ao longo das etapas e respectivas modalidades da Educação Básica. Trata-se de instrumento norteador para a (re) elaboração dos currículos pelos sistemas, nos âmbitos público e privado, do Estado da Bahia, devidamente aprovados pelos órgãos competentes, Conselhos Municipais e Estadual de Educação, reafirmando a obrigatoriedade de atendimento ao disposto na Base Nacional Comum Curricular -BNCC-.

José Américo Castro

Prefeitura de Ipiaú/Dircom