Ipiaú: Mutirão para renovação do DAP foi realizado na Fazenda do Povo

O município de Ipiaú realizou o 1° Mutirão para a atualização e renovação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf) referente ao ano de 2022. O documento permite o acesso às políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural e é de extrema importância para os pequenos agricultores que precisam ter acesso ao crédito rural para ampliar a produção e comercialização de seus alimentos.

A ação, promovida dia 13, pela Bahiater (Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural), vinculada à SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a COOPERSUBA, aconteceu no prédio da Escola Euclides Neto, na Fazenda do Povo, atendendo dezenas de agricultores. O diretor do estabelecimento, professor Nei Gonçalves, deu todo o apoio para que o evento acontecesse com sucesso.

O secretário Poleandro Silva, da Agricultura e Meio Ambiente de Ipiaú, informa aos agricultores que tiveram a DAP renovada que no próximo dia 26 acontecerá uma reunião com o agente do programa AGROAMIGO do Banco do Nordeste para acessar o crédito para investimentos nas respectivas propriedades rurais.

Poleandro ressalta que a DAP é a carteira de trabalho dos produtores autônomos. “ Acompanhada do CAR (Cadastro Ambiental Rural) o produtor ou os seus beneficiários podem acessar créditos através do AGROAMIGO e outras linhas de crédito do Banco do Nordeste e entre outras instituições financeiras.

Além dos mutirões para a emissão e renovação da DAP e inscrições ao Garantia-Safra, vem sendo realizada a atividade de articulação com agentes financeiros para viabilizar o acesso de agricultores familiares ao crédito do Pronaf, o apoio aos agricultores e agricultoras familiares na execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

LEVANTAMENTO DAS PERDAS
O secretário Poleandro Silva acrescenta que na ocasião do mutirão, quando ocorreu a emissão, renovação e desbloqueio de 50 DAPs, também foi feito o levantamento das perdas sofridas pelos agricultores familiares da Fazenda do Povo e Horta Comunitária, durante as fortes chuvas do final do ano passado.

“Com essas atividades poderemos planejar ações que possam contribuir com a recuperação e melhorias das plantações das agricultoras assistidas pelo programa ATER MULHER”, assegurou o secretário.

José Américo Castro
Prefeitura de Ipiaú/Dircom