
O Projeto Mão Amiga continua com os trabalhos na ativa em Ipiaú. No sábado (22) além dos atendimentos terapêuticos, foi dia de ventosaterapia com o fisioterapeuta Esdras.
O projeto conta com o apoio de dois fisioterapeutas que são: Anthony Farias e Esdras Rocha, além da massoterapeuta Cláudia.
Ventosaterapia é um tipo de tratamento alternativo no qual são usadas ventosas que criam um vácuo na pele, para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. A ventosaterapia tem muitos benefícios, como melhorar a oxigenação destes tecidos, eliminar toxinas do corpo, reduzir o inchaço e melhorar o aspecto da celulite, por exemplo.
Quando não é recomendada
As principais contraindicações da ventosaterapia são:
Trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;
Varizes;
Feridas;
Febre;
Fratura no local a ser tratado;
Pressão alta descontrolada.

Além disso, o tratamento com ventosas também deve ser evitado durante a gravidez, especialmente se não existir supervisão médica.
Algumas situações que não são contraindicações absolutas mas que necessitam de mais atenção ao usar este tipo de tratamento são: fazer logo após praticar exercícios e sua aplicação em áreas que não tenham uma boa camada muscular, tendo mais extremidades ósseas proeminentes.
Para agender sua ventosa no projeto Mão Amiga é necessário contribuir com 3 kg de alimentos não perecíveis.
Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias