
Mais 2.748 domicílios passaram a ter acesso a coleta e tratamento de esgoto em Ipiaú elevando a cobertura de atendimento do serviço para 42,8% na sede municipal.
As obras foram concluídas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em dezembro do ano passado e representaram um investimento de R$ 16 milhões com recursos próprios. As pessoas beneficiadas moram nas ruas Waldemar Sampaio (rua da Granja) e Pensilvânia, em parte dos bairros Euclides Neto e Aloísio Conrado e nos bairros Santana e Sítio do Picapau.
“Esse foi um trabalho realizado ao longo de quase dois anos que envolveu frentes de obra nessa área da cidade e, também, relacionamento com a comunidade impactada pelas intervenções e que passou a contar com a disponibilização, em via pública, do ponto de coleta de esgoto próximo ao imóvel. Esses moradores foram notificados e orientados a ligar a saída das águas utilizadas no seu imóvel à rede coletora, que recolhe e transporta o esgoto até a estação de tratamento de onde sai em condições de ser devolvido ao meio ambiente”, explica o gerente regional Gabriel Ramos.
SES Ipiaú – O sistema de esgotamento sanitário de Ipiaú começou a coletar, tratar e destinar adequadamente o esgoto de parte da sede municipal a partir de 2016. Em 2022, a Embasa iniciou os investimentos de R$ 16 milhões para ampliar o atendimento na área já atendida por esgotamento sanitário. Além das 2.748 ligações de esgoto, os recursos foram destinados para implantar 43.130,85 metros de rede coletora e ramais domiciliares, 4.658,41 metros de tubulação para transporte do esgoto coletado e mais três estações de bombeamento (elevatórias).
Atualmente o sistema atende um total de 8.000 ligações, promovendo saúde pública e qualidade ambiental, principalmente no entorno dos córregos situados atrás das ruas Waldemar Sampaio e Pensilvânia. Além disso, permite que os mais de 20 mil habitantes que contam com o serviço deixem de direcionar seus esgotos para a bacia do rio de Contas.
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias