Ipiaú: Jornalista José Américo será homenageado com a primeira Medalha do Mérito Cultural

Por indicação do vereador Claudio Nascimento e aprovação unânime da Câmara Municipal de Ipiaú, o jornalista José Américo Castro, será agraciado, na noite desta terça-feira, 28, com a primeira Medalha do Mérito Cultural, outorgada em Ipiaú.

A justa homenagem se justifica pela constante luta que ele vem desenvolvendo em defesa do desenvolvimento das artes e do resgate da história deste município.

Além do jornalismo, José Américo expressa seu conhecimento através da literatura pelas vias da poesia, crônica e outras formas de escrito, além da historiografia.

Ele é membro do Conselho Municipal de Cultura, e tem o mérito de ter sido o primeiro presidente deste órgão. Foi assessor de imprensa desta Câmara de Vereadores e durante quase vinte anos foi repórter do jornal A Tarde.

Da obra de José Américo diz o também escritor, jornalista, ex deputado estadual e professor da Universidade Federal da Bahia, Emiliano José: “ Dá vontade de dizer que é uma beleza – ver um sujeito pegar a falar de sua terra, como se falasse da mulher que ama. Parece que a gente sente o cheiro de Ipiaú quando lê Zé Américo. O artista é grande quando canta a sua aldeia. E é o que Zé Américo faz em Ipiaú”.

Ipiaú Online 

Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias