O Grupo Ecológico Humanista Papamel Instituto SOS Rio das Contas, Espaço Cultural Janela, UNEB e Instituto Mão na Jaca estão promovendo nos próximos dias 1 e 2 e Dezembro no CETEP Médio Rio das Contas, em Ipiaú, o 1º Congresso a Jaca e suas Potencialidades.
O congresso, conforme a organização do evento, terá como objetivo apresentar para a população, em especial para os prefeitos e prefeitas, a diversidade de produtos alimentícios derivados da jaca, com vistas a despertar nos gestores a implementação de políticas de apoio ao cultivo, beneficiamento e aproveitamento integral da jaca na alimentação humana e para o desenvolvimento local sustentável.
- Originária da Índia, a jaca (Artocarpus hetheropholia), foi introduzida no Brasil com o objetivo de fornecer um alimento saudável, saboroso, nutritivo e de baixo custo para os seres humanos que foram trazidos violentamente do continente africano para atender as necessidades de mão de obra do regime escravocrata da época.
Estudos comprovam que apenas doze colmos ou “bagos” de jaca são suficientes para saciar a fome pelo período de meio dia. No entanto, centenas, possivelmente milhares de árvores de jaqueiras estão sendo dizimadas.
Vítima de preconceitos e descaso devido a ignorância sobre os seus benefícios, a jaca tem sido sub aproveitada e desperdiçada por toda a região.
Muitas famílias passam fome tendo ao lado uma jaqueira. Escolas e creches muitas vezes servem produtos de baixo teor nutritivo para os alunos e crianças, tendo em sua área ou vizinhança, uma ou várias jaqueiras.
Para os organizadores do evento, a jaca constitui-se em potencial vetor de desenvolvimento local sustentável e portanto, fundamental para a promoção da segurança alimentar e segurança econômica local e regional.
O congresso tem entrada franca e inscrições abertas através de formulário virtual. Para maiores informações clique aqui
Ipiaú Online
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias