Ipiaú iniciará implantação de alvará digital para facilitar abertura de empresas

O Departamento de Tributos de Ipiaú, vinculado à Secretaria da Fazenda, dará nos próximos dias, mais um passo para aumentar a agilidade e reduzir a burocracia na abertura de novas empresas, bem como nas renovações anuais.

Em reunião realizada com a presença da coordenadora da Vigilância Sanitária, Vanessa Fonseca, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Poleandro Silva e do chefe de Departamento da Receita,Afonso Mendes, ocorreu a apresentação de um projeto-piloto de Alvará de Funcionamento, Sanitário e Ambiental de forma 100% digital.

Hoje, o processo ocorre de forma física, aumentando o tempo de conclusão das aberturas. A iniciativa é mais uma novidade do Programa Tributo Fácil, e na prática, permitirá que todas as etapas, desde a consulta de viabilidade (que já ocorre em parceria com a Juceb) até a liberação do alvará de licença sejam realizadas pelo contador responsável de forma totalmente digital. Assim, não haverá mais a necessidade de comparecer pessoalmente na Prefeitura, Vigilância ou Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

“Além de aperfeiçoar e modernizar a gestão tributária, adotaremos uma série de medidas para que Ipiaú se torne um dos municípios mais rápidos do Estado no processo de abertura de empresas. Seguindo as determinações da prefeita Maria das Graças Mendonça, estamos trabalhando com dois focos: apoiando a sobrevivência das empresas locais, facilitando o pagamento dos tributos municipais, sobretudo pelos efeitos da pandemia, e por isso, prorrogamos o Refis até o dia 30 de agosto e desburocratizando o setor tributário para atrair novos investimentos”, destacou o Diretor de Tributos, Afonso Mendes.

Prefeitura de Ipiaú/Dircom