Ipiaú inicia nesta segunda-feira vacinação de profissionais de educação e pessoas com comorbidades pulmonares

A vacinação contra a Covid-19 em Ipiaú continua nesta segunda-feira(26), agora com o foco nos profissionais de educação, pessoas a partir de 60 anos e pessoas com comorbidades. Na sexta-feira(23), a equipe da Secretaria de Saúde do município vacinou pessoas com deficiência na APAE e transplantados no Colégio Professora Celestina Bittencourt, além de pessoas com idade a partir de 60 anos.

Hoje no Estádio Pedro Caetano, das 08h às 12h, onde a equipe da Secretaria de Saúde do município também opera em sistema drive thru, continua a vacinação para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, além das pessoas com deficiência, transplantados, imunossuprimidos, pessoas com doença renal crônica estágio 3 ou síndrome nefrótica e com pneumopatias crônicas graves (DPOC, fibrose cística, fibrose pulmonar e asma grave). Todas as pessoas com essas comorbidades devem apresentar relatório médico no ato da vacinação e ter idade igual ou superior a 18 anos.

No período da tarde, profissionais da educação da rede estadual recebem o imunizante a partir das 14h e da rede privada a partir das 15h. A vacinação acontecerá no Colégio Professora Celestina Bittencourt para profissionais com idade a partir de 55 anos, além disso eles devem ser encaminhados pela instituição de ensino que prestam serviço.

Para se vacinar os profissionais da educação devem levar também o seu contracheque ou contrato de trabalho além dos seguintes documentos solicitados para todos os grupos: cartão do SUS, CPF, cartão de vacinação, comprovante de residência ou cartão família.

A vacinação segue uma programação especial na zona rural, que acontece em sua maioria em domicílio, sendo que em alguns dias são reservados para vacinação nas Unidades Básicas de Saúde dos distritos.

Os idosos acamados ou com alguma dificuldade de locomoção recebem a vacina em casa. A solicitação deve ser realizada por um responsável, no Posto de Saúde mais próximo do seu domicílio.

Já foram aplicadas em Ipiaú 10.125 doses da vacina. 2.533 idosos já estão imunizados e 5824 com idade igual ou superior a 60 anos, assim como os asilados, tomaram a primeira dose.

No grupo dos profissionais de saúde são 1134 que tomaram a primeira dose e dentre estes 538 receberam a segunda dose da vacina. Além disso, são 25 pacientes renais crônicos que fazem hemodiálise, 38 policiais, 24 pessoas com deficiência e 9 pessoas imunossuprimidas também tomaram a primeira dose do imunizante.

Prefeitura de Ipiaú/Dircom