Ipiaú: Grupo ecológico Papamel celebra 42 anos de luta em defesa do meio ambiente na região

Mutirão de limpeza das margens do Rio das Contas em Ipiaú, 2006 / Fotos: Arquivo Papamel

Aos 42 anos completados no último dia primeiro desde a sua fundação, o grupo ecológico humanista ambientalista Papamel tem realizado na região de Ipiaú um trabalho pioneiro e visionário na defesa do meio ambiente, especialmente da fauna, flora e da qualidade de vida da população.

Marcando a data, o membro fundador do grupo Emídio Neto comentou a respeito da trajetória, as dificuldades, vitórias e desafios que estão sendo enfrentados e pela entidade. Confira:

Abaixo assinado pela implantação do esgotamento sanitário de Ipiaú em 1995

Dia 1º de dezembro, o Papamel completou 42 anos de nascimento. No início da década de 80, nascia o Grupo Ecológico Humanista Papamel – Propágulos Prum Ambiente Ecologicamente Legal, a partir da preocupação com o Rio Água Branca, com o animal Papa-mel e com a construção de oportunidades para os jovens cursarem uma faculdade.

A partir da sua intensa atuação e integração com a comunidade de Ipiaú e municípios circunvizinhos, o Papamel se transformou em referência na defesa do meio ambiente na região.

Atuante na fiscalização do poder público, contribuiu com a implantação de conselhos municipais em Ipiaú e região, foi eleito para diferentes conselhos e colegiados em nivel estadual e federal, a exemplo do CEPRAM (Conselho Estadual do Meio Ambiente), FNMA (Fundo Nacional do Meio Ambiente) e CNMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), além do Comitê Regional e Estadual da RBMA (Reserva da Biosfera da Mata Atlântica), Conselho Gestor da ARIE Nascentes do Rio das Contas e da APA do Barbado.

O Papamel também ajudou a criar e fez parte de Colegiados Sócio-Ambientais da Sociedade Civil, como o COMDESI (Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Ipiaú), APEDEMA-BA (Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente da Bahia), LIGAMBIENTE (Liga das Entidades Ambientalistas da Bahia), dentre outros.

Principal agente de fiscalização e denúncia de crimes ambientais na região, o Papamel contribuiu para impedir e punir diversas infrações, desde desmatamentos a crimes contra a fauna, descarte ilegal de resíduos sólidos, poluição sonora, ocupação desordenada do solo urbano, desrespeitos a Lei Orgânica pela Prefeitura etc.

Sua atuação intransigente para impedir a degradação do Rio das Contas e seus afluentes, especialmente o Rio Água Branca, o levou a se dedicar em prol da implantação do CBHRC (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas).

A atuação responsável do Papamel o tornou referência em educação ambiental, gestão de resíduos sólidos, gestão ambiental, Horto Florestal de Ipiaú, fauna silvestre, credenciando o Papamel como principal fiscalizador ambiental em Ipiaú e região. Mas também como expoente da educação ambiental, que sempre norteou suas ações.

Aquela associação nascida do sonho de crianças e adolescentes em 1980, voou para muito longe e contribuiu com o jornalismo ambiental na Bahia. Uma vez que frequentemente tinha notícias sobre as ações do Papamel em defesa do meio ambiente, em diferentes municípios do Estado, mas principalmente, em Ipiaú e outros municípios da BHRC.

Manifestação pela implantação do Plano de Desenvolvimento Urbano no município, 1996

Há quem sempre desejou que o Papamel nunca existisse. Há quem deseje mesmo que o Papamel acabe.

Foi o Papamel quem propôs a criação da Comissão Interinstitucional de Acompanhamento da Mina Santa Rita da Mirabela, na qual atuou de forma intransigente em prol do desenvolvimento sócio-ambiental, sendo inclusive responsável pela preservação de 240 mil pés de cacau que seriam erradicados na área. O Papamel defendeu desde as Audiências Públicas, que os achados arqueológicos ficassem ou em Itagibá ou em Ipiaú para visitação e estudos pela população. Infelizmente, a maioria da Comissão de Acompanhamento, decidiu que “como as Prefeituras não manifestaram interesse em receber o material, que fosse levado para o Iphan em Porto Seguro”, mesmo o Papamel tendo se candidatado a receber e manter em sua sede.

Apesar de ter sido o principal promotor das discussões em Ipiaú para a implantação do CONDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, o Papamel nunca aceitou que isso fosse feito a toque de caixa, apenas para atender interesses politiqueiros. De modo que sempre denunciou tentativas de implantação do CONDEMA em desacordo com a ilegalidade.

Graças ao Papamel, o Sítio Arqueológico da Serra da Torre foi tombado pelo Iphan e a Área do Horto Florestal de Ipiaú não foi completamente devastada. Também graças ao Papamel , muitos temas relevantes para a melhoria da qualidade de vida da população passaram a ser tratados pelo poder público municipal com mais atenção.

Tendo em vista a importância do Papamel para Ipiaú e região, no dia 17 de Dezembro de 2022, acontecerá no Espaço Cultural Janela, um encontro reunindo seus membros fundadores, associados, voluntários e simpatizantes, para celebrar os seus 42 anos de nascimento, com o tema: Papamel 42 Anos – Conquistas e Desafios.

Na programação, terá rodas de conversa sobre situação ambiental de Ipiaú e sobre as conquistas e desafios do Papamel, seguido da confraternização com músicas e poesias.

Emídio Neto – Ambientalista


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh