Ipiaú: Especialistas debatem na Nova FM Reforma da Previdência e as implicâncias econômicas para a região

Estiveram participando do programa semanal Debate.com da Nova FM de Ipiaú, neste sábado (09) os advogados especialistas na área do direito previdenciário: Dr. Expedito Júnior, Dr. Genivaldo Lins e Dr. Marcos, além da equipe da casa, sob a mediação de Hilduardo Tavares onde debateram as ameaças do definhamento econômico da nossa região, caso a reforma seja aprovada da forma que foi enviada ao Congresso Nacional; tema que tem sido bastante comentado e causado  sérias preocupações aos gestores municipais, comerciantes, beneficiários atuais e pretendentes do INSS/LOAS/BPS.

Tudo caminhava para mais um tira dúvida previdenciário, quando o surpreendente questionamento vindo dos ouvintes, sobrelevou o escopo do debate, e especialistas puderam responder as provocações, evidenciando suas posições, conhecimento, entendimento e ainda sanar muitas dúvidas dos ouvintes, tudo ao vivo.

A entrevista com os especialistas, foi sem dúvida um momento impar no debate da Reforma da Previdência e do próprio Renascimento Econômico Regional, quando, além do esclarecimento a respeito de uma questão transversal bastante sensível a população, foi ainda apontadas possíveis soluções, como a difusão da cultura empreendedora local na forma associativa, cooperativa voltada a retomada da produção rural.

Na oportunidade, interveio ao programa, o arquiteto urbanista Elson Andrade, que trouxe ao debate a necessidade de se criar, gerir e distribuir crédito próprio, microrregional, via a implantação da Moeda Social, dentro do Macro Programa de Economia Solidária, e programa da agricultura familiar, as quais vem sendo estudada pela Secretaria de Agricultura, tendo como ponto alto, a transformação da região num Polo Fruticultor, beneficiador e exportador nacional, além do consumo local, em especial na merenda escolar.

A participação do arquiteto, foi prestigiada pelo Dr. Genivaldo Lins, que relembrou que o ipiauense foi o autor da primeira proposta do Plano Diretor Urbano de Ipiau, na ocasião da sua tese acadêmica ainda na década de 1990.

Ipiaú Online