Ipiaú: Desfile de Valorização da Beleza Negra durante o São Pedro marcou ponto contra o racismo

Na noite de sábado (02) Projeto Mão Amiga, através da sua pasta de arte e cultura dirigida por Thiago Santana, realizou o desfile de Valorização da Beleza Negra, com foco em enaltecer as características tão peculiares das mulheres e homens negros, mostrando a importância de defender com orgulho as suas origens e sua cultura.

O desfile foi apresentado pela secretária municipal de Educação, Erlândia Souza, mulher negra, ativista.

O desfile contou com uma bancada de jurados, que foram: Débora Azevedo (advogada e professora de Inglês), Roberta Miranda (presidente da Associação AMA de Aiquara), o popular sorriso funcionário do correio, Silvana Rodrigues (letróloga), Maria Novais (letróloga), Gilvando (presidente do Conselho de Cultura do município de Gandu), Tony Moreno (secretário de Cultura do município de Aiquara) e Neide Pereira (locutora).

“Hoje uma das maiores lutas é buscar representatividade para uma construção de identidade, sendo que neste sentido as coisas melhoraram muito em relação a gerações anteriores. Hoje temos mais artistas e figuras com grande representatividade em alguns setores, mas falando com relação ao Brasil isso ainda é muito pouco”, comentou a agente de saúde Mônica, uma das coordenadoras do projeto.

Com uma estrutura ainda maior esse ano, o desfile realizado na Praça Álvaro Jardim, proporcionou mais conforto e comodidade ao público.

O desfile foi dirigido por Thiago Santana, contando com o apoio de Amauri, organizador de passarela, Rodrigo  (afro estilista), Maria (secretária), Ana Margarida e Cleber Lima como presidentes de mesa.

“O que a gente busca na verdade é uma beleza negra que represente, uma representatividade negra, independente do corpo ou da sexualidade, enfim de todos esses outros fatores, trazer a ideia de poder representar os negros quebrar os padrões de beleza e de concursos de beleza, mas manter o titulo de Beleza Negra, porque queremos dizer que esses corpos possuem beleza. A gente não avalia o corpo mas a conexão com a africanidade e os jurados foram pessoas que tem relação com a comunidade negra. Todos são negros envolvidos com movimento e militância. Então a gente avaliou isso, a capacidade desses sujeitos serem porta vozes da juventude negra”, acrescentou.

Os modelos que desfilaram: Marilene Cerqueira, Cloves Lajes, Jennifer Santos, Roger Martins, Rafael Andrade, Thamilles Cardoso, Tarcísio Souza, Adriane Freitas, Victoria Ohana, Miguel Souza.

Os ganhadores :

1° lugar: Cloves Lajes e Jhenifer Santos.

2° lugar: Rafael Andrade e Victoria Ohana

3° lugar: Thamilles e Tharcísio.

Comerciantes e personalidades de Ipiaú que abraçaram a causa: JR Modas, Ney Modas, Kakos Stillus, Modas Flor, Super Modas, Oliveira Magazine, Condimentos Q’Delicia, Racco, Soneca, Óticas Salvador, Multimarcas, Lojas Ana Lia, Oralmed, Flor do Desejo, Garagem Lukase, Eliece Store, Óticas Salvador e vereador Orlando Santos, Manoel Coiffer cabeleireiro, Mônica Cabeleireira e Batman.

O encerramento do desfile foi com chave de ouro: uma apresentação brilhante do grupo de dança Enigma, dirigido por Edmilson Cordeiro.

Ipiaú Online 


Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias


0
Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh