Um drama envolvendo uma criança de 7 anos abala uma família de Ipiaú.
Após uma tomografia realizada a pequena Maria, foi diagnosticada com neuropatia óptica. A garota perdeu a visão do olho esquerdo e corre o risco de ficar sem enxergar dos dois olhos.
A neuropatia óptica refere-se a um grupo de distúrbios que afetam o nervo óptico, que é o nervo que conecta o olho ao cérebro e é crucial para a visão.
De acordo com a mãe da pequena Maria, Francine Andrade, a princípio a suspeita era de um tumor cerebral.
“Após tomografia do crânio, realizada com bastante urgência, foi descartada a hipótese, graças a Deus. Diante disso continuamos nossa luta, pois ela estava ainda sem enxergar dos dois olhos. Enfim foram feitos muitos exames e internamentos para tomar a medicação que viesse ajudar nas dores de cabeça intensas e, principalmente, que a visão dela fosse recuperada. Felizmente a visão esquerda foi restaurada, no entanto a direita foi perdida, infelizmente”, relatou.
A neuropatia óptica pode ter diversas causas, como neurite óptica, que é uma inflamação do nervo óptico, ou neuropatia óptica isquêmica, que se deve à falta de fluxo sanguíneo no nervo. Os sintomas da neuropatia óptica podem incluir perda de visão, visão turva, alterações na percepção das cores e dor ocular.
O tratamento depende da causa subjacente e pode incluir terapia com esteróides, medicamentos para melhorar o fluxo sanguíneo ou abordar as causas subjacentes, como a esclerose múltipla.
“Tenho uma eterna gratidão a todos que estão nessa corrente conosco, para a recuperação da minha filha. Dr. Renato nos encaminhou para outro neurologista em Salvador para darmos continuidade ao tratamento dela e saber quais os outros procedimentos que faremos para amenizar as dores de cabeça e não permitir que a minha filha perca a visão do outro olho”, comentou.
Mães dos colegas de escola da Maria estão realizando uma rifa e pedindo um pix solidário, para ajudar nas compra de colírios outros medicamentos que não são distribuídos pela SUS.
Quem quiser ajudar a chave do pix solidário é 71 98607‑0999
A garota mora no bairro Euclides Neto em Ipiaú e seu tratamento está sendo acompanhado por Dr. Renato Viera e os oftalmologista Dra. Karina e Dr.Rodrigo Libera
Ipiaú Online / Fábio Rodella
Veja mais notícias no Ipiaú Online e siga o Blog no Google Notícias