Ipiaú: Construtora tem projeto para concluir prédio no centro da cidade

Nossa reportagem teve acesso a informações de que uma construtora da capital baiana está em negociação com os proprietários do edifício Maison Valle dos Rios, popularmente conhecido como Santa Paula, situado na Praça Rui Barbosa, centro de Ipiaú, visando a conclusão na construção do prédio, interrompida há cerca de quarenta anos. Um dos proprietários, o empresário Alex Muniz Ferreira, revela que os engenheiros da referida empresa estiveram em Ipiaú há um mês para fazer todo o trabalho de vistoria na construção a fim de que possa ser retomada. ” Foi uma obra muito bem feita e toda a estrutura está preservada, pronta para ser concluída quarenta anos depois”, disse.

O prédio que se tornou um símbolo da cidade foi erguido em Ipiaú no final dos anos setenta pela Construtora Santa Paula com o projeto de dezoito apartamentos, dois por andar. Era o sonho do crescimento vertical da cidade, considerada na época uma das maiores produtoras de cacau na Bahia. Uma crise no patrimônio da empresa levou ao abandono da obra que acabou sendo adquirida em conjunto por cinco proprietários. Desde então permanece o impasse para que possa ser retomada, uma vez que até o momento não havia surgido uma construtora disposta a investir para tocar o projeto até o final.

Nos anos noventa o empresário Alex Muniz construiu na base do prédio, ( onde seria o playground no projeto original ) o Shopping Liberdade e instalou uma garagem subterrânea que funciona normalmente. Essas obras trouxeram uma sobrevida ao Santa Paula, que antes permanecia isolado por tapumes.

Agora o prédio vive sua mais decisiva expectativa em quatro décadas. A dificuldade porém é quanto ao acerto com um dos proprietários. Representante de um espólio familiar, o referido proprietário, que reside em Jequié, estaria oferecendo resistência à proposta financeira da construtora para vender sua parte. Os demais, entretanto, já concordaram.

Conforme Alex Muniz, seria apenas questão de tempo para que as partes interessadas fechem o acordo final. Um investimento de cerca de dois milhões de reais seria necessário para a conclusão da obra, incluindo a instalação de elevador e a reposição de toda a rede elétrica e hidráulica.

Ipiaú Online